Fechado por causa da pandemia, Complexo Cultural em Maceió expõe obras em paredes de vidro que podem ser vistas da rua


Iniciativa busca levar arte ao público sem aglomeração em local fechado, reduzindo o risco de contágio. Obras de arte ficarão à mostra até 30 de setembro. Diteal expõe obras nas paredes de vidro do Complexo Cultural Teatro Deodoro
Assessoria
Fechado temporariamente por causa das regras de prevenção ao novo coronavírus, o Complexo Cultural Teatro Deodoro, localizado no centro de Maceió, deu início nesta terça-feira (4) a uma exposição que pode ser vista da rua. A 3ª edição da “Amostra Grátis” vai expor obras de arte nas paredes de vidro do complexo até o dia 30 de setembro.
A iniciativa da Diretoria de Teatros do Estado de Alagoas (Diteal) busca levar arte ao público sem causar aglomerações dentro do espaço, evitando o risco de contágio pelo novo coronavírus. Cinemas, teatros e museus estão fechados ao público por causa das regras de prevenção.
Segundo a Diteal, a fachada de vidro do prédio foi pensada para que todos que passem pelo local tenham uma ideia do que o lugar reserva aos visitantes. O espaço foi inaugurado em 2014, e projetado pela arquiteta Marta Nogueira. Neste momento de visitas suspensas, a arquitetura do Complexo contribui para que haja uma exposição de dentro para fora.
“É com muita satisfação que recebemos mais uma edição da exposição coletiva Amostra Grátis, que nos revela o universo tão diversificado, rico e plural dos nossos artistas. Poder levar arte para o Centro da cidade, neste momento em que a cultura se faz ainda mais importante, é muito gratificante”, disse a diretora presidente da Diteal, Sheila Maluf.
Com curadoria de Viviani Duarte e Rosivaldo Reis, a exposição reúne todas as obras contidas nas edições anteriores da Amostra Grátis e apresenta trabalhos dos artistas Eva Le Campion, Lú Azul, Salles, Dênis Mattos, Orlando Santos, Frédérique, Mônica Torres, Marcos Aurélio, entre outros
A curadora da exposição, Viviani Duarte, explica que, em tempos de pandemia, a arte e a cultura passam por um processo de readaptação. Portanto, exibir obras de arte de dentro para fora do Complexo cria uma visualização democrática e atrai os olhares do público.
“A exposição Amostra Grátis retorna à Galeria do Complexo Cultural Teatro Deodoro numa terceira edição, proporcionando uma possibilidade muito adequada nessa situação de pandemia que estamos vivendo. O formato e conceito da exposição estão voltados para a democratização da arte, a partir de uma exposição onde o fruidor não precisa entrar na galeria para ter acesso à obra. Os banners com fotografias de 26 obras de artistas podem ser vistos pelo lado de fora da galeria, gerando uma visualização democrática. Essa proposta é muito oportuna para a nossa atual situação. A exposição Amostra Grátis retorna com muita energia positiva, cores e arte com democracia”, afirmou a curadora Viviani Duarte.
Diteal expõe obras nas paredes de vidro do Complexo Cultural Teatro Deodoro
Assessoria
Veja mais notícias da região no G1 Alagoas