Familiares dos presos interditam ruas do Centro de Maceió em novo protesto


Eles cobram retomada da entrega de alimentos e visitas. De manhã, também houve protesto em frente ao edifício que o governador Renan Filho mora. Familiares dos presos interditam ruas do Centro de Maceió em novo protesto
Familiares de presos protestam na tarde desta quinta-feira (3) na Rua Cincinato Pinto, próximo à Praça dos Martírios, no Centro de Maceió. As duas vias de acesso à Rua do Comércio foram interditadas. Eles cobram uma reunião com o governador Renan Filho (MDB) para resolver sobre a retomada da entrega de alimentos e visitas nos presídios.
Com a pandemia do novo coronavírus as atividades do complexo prisional tiveram que ser suspensas. Em julho, houve uma reunião entre a Seris, Seplag e os Policiais Penais e chegaram no acordo de que em agosto e setembro as atividades seriam retomadas, mas não aconteceu, o que gerou uma série de protestos.
De manhã, os parentes dos presos protestaram em frente ao prédio em que Renan Filho mora, no bairro da Ponta Verde.
Vestidos de branco e com cartazes de protesto, os familiares também cobraram melhores condições no sistema prisional.
“Estamos tentando uma reunião com o governador. Já que ele não pode fazer com que os agentes cumpram o cronograma [de visitas e entregas de feiras] por motivo de baixo efetivo, que ele possa colocar a PM”, disse uma das parentes.
Familiares dos presos fazem protesto em frente à casa do governador de Alagoas
A Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag) informou ao G1 por meio de nota que o órgão tem tentado resolver todos os pleitos dos policiais penais e enfatizou que concursos estão previstos para o começo de 2021 (veja a nota na íntegra ao final do texto).
De acordo com a Secretaria de Ressocialização e Inclusão Social (Seris), o órgão está aguardando o processo de renegociação entre policiais penais e o governo para então apresentar um novo cronograma da retomada das visitas e entrega de alimentos.
NOTA OFICIAL
A Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag) informa que tem procurado resolver todos os pleitos dos policiais penais, respeitando as possibilidades financeiras do estado. Em relação ao concurso da categoria, a Seplag reforça que, por conta da situação de emergência pela qual o estado vem passando, a realização dos certames foi paralisada em Alagoas. Entretanto, a pasta salienta que, a depender da estabilização da crise da pandemia do coronavírus, a expectativa é que já no começo do ano que vem seja possível iniciar os concursos que estão previstos de serem realizados.
Familiares de presos protestam em frente à casa do governador de Alagoas, Renan Filho, em Ponta Verde, AL
Arquivo pessoal
Veja mais notícias da região no G1 Alagoas