EUA: Paciente de 20 anos com Covid-19 recebe transplante duplo de pulmões


Nos Estados Unidos, uma paciente de 20 anos passou por um transplante duplo de pulmões após ter os órgãos destruídos pelo novo coronavírus. A cirurgia aconteceu no Northwestern Memorial Hospital, em Chicago.
A cirurgia, que durou cerca de 10 horas, foi mais complicada do que a maioria dos transplantes de pulmão porque a inflamação causada pela Covid-19 havia deixado os pulmões da paciente “completamente colados ao tecido ao seu redor, ao coração, parede torácica e diafragma”, disse o Dr. Ankit Bharat, chefe de cirurgia torácica e diretor cirúrgico do programa de transplante de pulmão da Northwestern Medicine.
De acordo com The New York Times, a paciente está se recuperando bem da cirurgia. “Ela está acordada, sorrindo e falou com a família por chamada de vídeo”, destacou Bharat. A mulher, no entanto, segue usando o respirador devido a infecção provocada pelo vírus ter deixado os músculos do peito muito fracos para respiração autônoma.
Segundo os médicos, a paciente deve ter um longo caminho para recuperação completa e o transplante duplo de pulmões era a única maneira de garantir a sobrevivência da jovem. “Quero enfatizar que o transplante não é para todo paciente com Covid-19”, disse Bharat ao New York Times. “Estamos falando de pacientes relativamente jovens, muito funcionais, sem comorbidades, com danos permanentes nos pulmões e que não conseguem sair do ventilador”.
Segundo a equipe médica, a mulher ficou doente por cerca de duas semanas antes de ser internada no hospital, em 26 de abril. Logo após a entrada no hospital, ela precisou de ventilação mecânica e, depois de semanas sem apresentar melhoras, os médicos observaram que os danos nos pulmões passaram a pressionar o coração e o fígado.
“Ficou claro que seus pulmões nunca se recuperariam”, disse Bharat. A paciente deve tomar medicamentos para impedir que seu corpo rejeite os órgãos transplantados.
A mulher foi testada várias vezes para verificar se os medicamentos necessários para sua recuperação poderiam reativar o coronavírus, mas até agora esses testes apresentaram resultados negativos para Covid-19, relata a equipe do Northwestern Memorial Hospital.