Estudo aponta aumento de novos casos da Covid-19 em Maceió e Arapiraca e maior número de mortes no Sertão de AL

Pesquisadores da Ufal compararam números das duas últimas semanas epidemiológicas. Nas demais regiões, ficou mantida a tendência de queda dos casos da doença. Dados analisados em Alagoas foram entre a 35ª a 37ª semana epidemiológica
Observatório Alagoano de Políticas Públicas
A avaliação da 37ª semana epidemiológica, que se encerrou no último sábado (12), mostra que Maceió e Arapiraca apresentaram aumento de novos casos da doença. Além disso, o número de mortes subiu no Sertão. O estudo é do Observatório Alagoano de Políticas Públicas para o Enfrentamento da Covid-19 da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e foi divulgado nesta segunda-feira (14).
Segundo os pesquisadores, Maceió registrou aumento de 58% e Arapiraca, de 25% de novos casos da Covid-19. Foram 79 novos casos para cada 100 mil habitantes num comparativo feito nas duas últimas semanas.
Veja os números da Covid-19 em Maceió
Veja os números da Covid-19 em Arapiraca
Já a incidência de óbitos registrada na capital foi de 2,5 para cada 100 mil habitantes e de 2,2 em Arapiraca. A região do sertão do estado registrou índices semelhantes aos de Maceió.
Nas demais regiões do estado ficou mantida a tendência observada nas últimas semanas, sendo registrada uma redução de 21% de novos casos e 11% de óbitos, quando comparada com os indicadores das semanas anteriores.
Os pesquisadores responsáveis pela avaliação orientam que sejam mantidas as estratégias previstas nos protocolos de distanciamento controlado adotado pelo governo estadual, como uso de máscara, higienização das mãos e regras para evitar aglomerações.
Além disso, eles reforçam a implementação de estratégias de monitoramento, rastreio e isolamento de novos casos, principalmente nas cidades que têm intenso fluxo de visitantes. Essas medidas podem ajudar no controle da transmissão do vírus e na prevenção de novos surtos de contágio.
Confira os vídeos mais recentes do G1 AL