Empresa de fertilizantes de Rio Grande confirma oito funcionários com Covid-19


Rio Grande Fertilizantes afirma que trabalhadores estavam assintomáticos e que a própria empresa custeou os testes. Secretaria Municipal de Saúde não confirma surto na empresa. Rio Grande Fertilizantes tem oito casos confirmados de coronavírus entre trabalhadores
Rio Grande Fertilizantes/Divulgação
Oito funcionários da Rio Grande Fertilizantes testaram positivo para Covid-19, de acordo com a própria empresa de Rio Grande, na Região Sul do estado. Conforme o diretor executivo Marcelo Rech, todos estão assintomáticos e foram afastados das atividades. Os testes foram custeados pela própria empresa.
“Sempre tomamos todas as medidas recomendadas pela OMS [Organização Mundial da Saúde] e pela Anvisa [Agência Nacional de Vigilância Sanitária], além de várias outras que não são recomendadas, dentre elas a testagem entre funcionários. Não tínhamos ninguém com sintomas de gripe, porém, temos um bairro quase em frente de onde vêm alguns nossos funcionários e que tem uma alta incidência de casos, então tomamos a iniciativa de comprar os testes e aplicar nos nossos funcionários”, afirma Rech.
A Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde de Rio Grande afirma ter conhecimento de apenas quatro casos confirmados durante a testagem dos funcionários. A prefeitura alega, ainda, que aguarda mais informações da empresa para definir que medidas podem ser adotadas.
O secretário municipal de Saúde, Maicon Lemos, disse, no começo da noite, que não tem comprovação do resultado destes testes. “Notificamos a empresa a se manifestar oficialmente à Vigilância em Saúde nas próximas horas”, afirma.
Inicialmente, segundo o diretor da empresa, foram testados 40 colaboradores. “Oito testaram positivo, para a nossa surpresa. Compramos mais 40, que chegaram ontem [terça-feira, 16] à tardinha e estão sendo aplicados nos demais funcionários”, disse.
Rech sustenta que, entre as medidas adotadas dentro da empresa, estão a sanitização de ambientes comuns e também dos ônibus que fazem o transporte dos trabalhadores.
A empresa tem 320 funcionários, entre próprios e terceirizados. De acordo com o diretor, nesta quinta-feira (18) a empresa terá uma reunião com os órgãos municipais para definir se há necessidade de testar todos os colaboradores e quais medidas devem ser adotadas.
A Rio Grande Fertilizantes afirma que, à medida que receberam os resultados positivos, informaram ao Sistema Único de Saúde (SUS) e ao Ministério da Saúde.