Eleições 2020: os planos dos candidatos à prefeitura de Maceió para a mobilidade urbana

Resumo traz os principais projetos que os candidatos pretendem implantar na cidade caso sejam eleitos. O G1 resume os principais pontos das propostas para a saúde apresentadas pelos candidatos à prefeitura de Maceió nas eleições de 2020. Veja abaixo (os nomes estão em ordem alfabética):
Alfredo Gaspar (MDB)
Alfredo Gaspar (MDB)
Reprodução/TV Gazeta
O plano de governo do candidato propõe melhorar a acessibilidade urbana através da ampliação a mobilidade ativa (a pé e por bicicleta) e integrar o sistema de mobilidade da área aglomerada urbana; criar o Observatório da Mobilidade Urbana, destinado à obtenção e integração de dados, realização de pesquisas e estudos sobre mobilidade urbana; ampliar e complementar a infraestrutura cicloviária de Maceió para criar malha que facilite os deslocamentos por bicicleta nos principais corredores de transporte, iniciando pela Avenida Fernandes Lima; requalificar calçadas nos acessos a equipamentos públicos com maior fluxo de pessoas, tornando a cidade mais inclusiva e segura; adequar vias estratégicas que promovem ligações entre regiões importantes da cidade para torná-las mais seguras para todos, priorizando a implantação de projetos com o conceito de ruas completas.
No transporte público as propostas são de ampliação e modernizar a frota de ônibus para melhorar a qualidade e o conforto do usuário e incentivar o uso do transporte público; implantação nos principais corredores de ônibus o sistema de BRT; modernização e construção de novos terminais e abrigos de ônibus; realização da integração do sistema de mobilidade de Maceió com a área aglomerada urbana; ampliação e modernização dos corredores exclusivos ou seletivos de transporte público para aumentar a velocidade operacional e reduzir o tempo médio de viagem.
Já para o trânsito da capital, o candidato propõe implantar sistemas inteligentes com soluções de gerenciamento de tráfego, automação semafórica e painéis de sinalização dinâmica para melhorar a fluidez do trânsito; e conectar importantes vias de ligação que facilitem o fluxo de veículos e ciclistas na cidade.
(Veja o plano completo de Alfredo Gaspar aqui)
Cícero Almeida (DC)
Cícero Almeida (DC)
Carolina Sanches/ TV Gazeta
O plano de governo do candidato voltado para a mobilidade urbana tem como base a melhoria no transporte da capital através da recuperação de todo o sistema de transporte exigindo de cada um o cumprimento de todas as metas acordadas na licitação anterior. Caso não haja cumprimento, serão retirados de circulação, independente de quem ou qual for a Empresa. O candidato propõe ainda que todas as empresas devem voltar a circular com ônibus com ar-condicionado.
O candidato propõe também acabar com o sistema de monitoramento para aplicação de multas sendo utilizado apenas para ajudar a polícia e a própria SMTT com imagens que possam contribuir para a segurança e fluidez no trânsito de Maceió.
(Veja o plano completo de Cícero Almeida aqui)
Cícero Filho (PCdoB)
Cícero Filho (PCdoB)
Assessoria
O plano disponível no Divulgacand, do TSE, é uma primeira versão que foca na crise social e econômica causada pela pandemia do novo coronavírus. A segunda e a terceira parte do programa, que vão focar em áreas específicas, ainda estão em debate e serão apresentadas posteriormente, segundo o documento disponível na plataforma da Justiça Eleitoral.
(Veja o plano completo de Cícero Filho aqui)
Corintho Campelo (PMN)
Corintho Campelo (PMN)
Assessoria PMN
A proposta de governo do candidato não está disponível na plataforma DivulgaCand, do TSE.
Davi Filho (Progressistas)
Davi Filho (Progressistas)
Assessoria
A proposta do candidato é criar uma fórum permanente de mobilidade urbana do município para discutir com técnicos de diversos setores do governo e da sociedade civil o planejamento e a execução de projetos de melhoria da mobilidade. Além disso, ele pretende elaborar e implantar o plano municipal de mobilidade urbana; ampliar os corredores exclusivos ou preferenciais para o transporte coletivo, através do programa faixa azul, nas vias de maior circulação da cidade; proteger e ampliar os espaços destinados às ciclovias e ciclofaixas, deixando-os integrados ao sistema de transportes; viabilizar os recursos para implantação das ciclovias: Centenário/Avenida Valentim dos Santos Diniz e Durval de Góes Monteiro; construir passarelas nas avenidas Durval de Goes Monteiro, Fernandes Lima e Menino Marcelo.
O candidato cita ainda a execução do Programa de calçadas, ruas, e áreas exclusivas para pedestres; mobilização dos partidos que compõem a coligação para viabilizar os projetos já existentes de duplicação da BR-316 desde a antiga PRF até a entrada da avenida Cachoeira do Meirim e construção de viaduto na entrada do Benedito Bentes com ciclovias em todo percurso.
O plano de governo também apresenta propostas para pavimentar mais vias de interligação entre os bairros da cidade, evitando o tráfego nos corredores de maior circulação de transportes urbanos; manter a instalação de semáforos inteligentes de tráfego controlado pelo número de veículos em cada via; promover estudos para elaboração do plano de estacionamento rotativo nos locais de maior afluência de pública.
(Veja o plano completo de Davi Filho aqui)
JHC (PSB)
JHC (PSB)
Assessoria
O plano do candidato propõe a criação e implementação do Plano Municipal de Mobilidade Urbana; redução de acidentes e do tempo médio de deslocamento; aprimorar a sala de vídeo gestão do trânsito com foco em segurança cidadã; tornar mais atrativo o sistema público de transportes de ônibus por meio de ações que agreguem mais conforto, regularidade, pontualidade e agilidade às viagens cotidianas; readequar a rede de ônibus para garantir maior eficiência operacional na prestação do serviço; ampliar o número de linhas para o serviço noturno; promover estudos para autorizar o transporte complementar intrabairros onde não haja linha regular.
O candidato cita ainda a requalificar a relação da Administração Pública com os taxistas, reduzindo drasticamente a burocracia e valores cobrados para licenças, renovação de licenças e transferências. Ele também pretende assegurar a continuidade da operação das plataformas digitais de mobilidade e estabelecer parceria para melhoramento de espaços urbanos; criar ferramenta de monitoramento dos horários e roteiros dos ônibus em tempo real.
O plano apresenta a ferramenta Maceió na Mão voltada para emissão do Cartão Cidadão Bem Legal e seus créditos. O candidato cinta ainda a adequação e ampliação da malha cicloviária existente e a ser implantada com melhorias de sinalização e iluminação; promover a conexão dos pontos de ciclovias ou ciclofaixas já existentes, implantando, assim, uma rede cicloviária do município; integração, com interoperabilidade, os equipamentos de videomonitoramento aos sistemas de Segurança Pública; rediscutir e revisar edital e as tarifas de transporte coletivo; e exigir o cumprimento do edital em benefício da cidade e dos cidadãos sob pena de seu cancelamento
(Veja o plano completo de JHC aqui)
Josan Leite (Patriota)
Josan Leite (Patriota)
Carol Sanches/TV Gazeta
A proposta de governo do candidato não está disponível na plataforma DivulgaCand, do TSE.
Lenilda Luna (UP)
Lenilda Luna (UP)
Assessoria
Na mobilidade urbana a candidata se propõe a reduzir a tarifa do transporte público garantindo que o gasto mensal com transporte para locomoção ao trabalho não ultrapasse 5% do salário mínimo. Além disso, ela pretende criar uma empresa pública municipal de transporte para garantir um serviço de qualidade e com preço módico para toda população, que coloque o direito de ir e vir acima do lucro, reduzindo a necessidade do uso de carros particulares, diminuindo a emissão de gás carbônico e a poluição na cidade, melhorando o trânsito, além de gerar empregos a partir de concursos públicos.
A candidata cita ainda uma auditoria de todos os contratos de concessão do transporte coletivo e paulatina transferência das concessões para empresas públicas com objetivo de combater a sonegação fiscal, resgatar o dinheiro público do transporte municipal para ampliar o acesso da população. Também se propõe a investigar e eliminar as possibilidades de corrupção nas relações entre os empresários do transporte e a gestão municipal; municipalização das empresas de transporte que descumprirem suas obrigações contratuais de atendimento à população; passe livre para os estudantes e desempregados durante toda a semana, incluindo os domingos e feriados tendo como um dos objetivos garantir o acesso dos estudantes à educação e ao lazer e facilitar a vida do trabalhador desempregado na sua busca por emprego.
O plano propõe ainda a luta pela criação, melhorias e ampliações de terminais de transporte coletivos para integração dos diferentes serviços/modais para facilitar a circulação na cidade gastando menos, aproveitando a geografia e interligando ônibus, trens e outros meios de transporte; pela ampliação de ciclovias em todos os bairros, interligando as principais avenidas, com segurança para os ciclistas tendo como objetivo ampliar a mobilidade na cidade, diminuindo o trânsito e reduzindo a emissão de poluentes. A candidata também sai em defesa dos direitos dos motoboys e entregadores para que seja instituída uma comissão composta por trabalhadores e trabalhadoras com vistas à criação de uma empresa pública de aplicativos.
(Veja o plano completo de Lenilda Luna aqui)
Ricardo Barbosa (PT)
Ricardo Barbosa (PT)
Aldo Correia/TV Gazeta
O plano do candidato propõe a implementação de um transporte de massa nos grandes eixos de Maceió, permitindo uma condução rápida e eficaz de um grande número de pessoas. Ele cita a implantação de um metrô subterrâneo nas avenidas Fernandes Lima e Durval de Góes Monteiro, um metrô de superfície pelo Vale do Reginaldo, um metrô subterrâneo na Avenida Menino Marcelo, ou a implantação de 3 linhas de metrô nesses três eixos importantes da cidade.
No que se refere ao transporte coletivo urbano, o candidato propõe que se faça uma revisão urgente nos itinerários e que sejam implementadas tecnologias que permitam maior conforto e agilidade para seus usuários. Ele cita a criação de um cartão integração como sendo o primeiro passo para resolver a carência no transporte público de Maceió e também a necessidade uma verdadeira e urgente integração entre os modais. O candidato propõe ainda uma interligação nas ciclovias da cidade, permitindo uma mobilidade com maior segurança ao ciclista maceioense, e até que ele possa fazer integração com outros modais; desonerar a classe trabalhadora e redistribuir a cobrança das passagens por toda a população na tentativa de atingir a tarifa zero;
Por fim o candidato propõe a ocupação de prédios abandonados, através de uma política de habitação, sendo ocupados por trabalhadores do comércio que porventura morassem em bairros distantes, diminuindo assim um volume significativo de pessoas deslocando-se pela cidade com objetivo de melhorar as condições de mobilidade urbana de um modo geral (seja pública ou privada), e permitindo que os trabalhadores do comércio central gastassem menos tempo se deslocando no trajeto casa-trabalho.
(Veja o plano completo de Ricardo Barbosa aqui)
Valéria Correia (PSOL)
Valéria Correia (PSOL)
Aldo Correia/TV Gazeta
A proposta de governo do candidato não está disponível na plataforma DivulgaCand, do TSE.
q