Educação Financeira #110: entenda como funciona o empréstimo que tem imóvel como garantia


O home equity tem juros mais em conta que as taxas do cartão de crédito, cheque especial ou empréstimo pessoal, mas é preciso se ater a alguns cuidados antes de contratá-lo. O empréstimo com garantia de imóvel, conhecido como home equity, é uma modalidade de crédito que tem juros mais em conta que as taxas do cartão de crédito, cheque especial ou empréstimo pessoal.
Mas, para conseguir o crédito em home equity, é necessário que o imóvel esteja totalmente quitado, com a documentação em ordem e no nome da pessoa que está contratando o empréstimo. E há custos como impostos, gastos com cartório e com a avaliação do imóvel.
Caso o valor da dívida não seja pago, a instituição financeira cobra as parcelas não quitadas e, se a inadimplência não for resolvida, pode até tomar o imóvel.
Por isso, antes de entrar nesse empréstimo, é importante analisar a própria situação financeira e a capacidade para arcar com as prestações.
O episódio conta com a participação da advogada Daniele Akamine, especialista em economia da construção civil.
Assista às últimas notícias de economia:
O que são podcasts?
Podcasts são episódios de programas de áudio distribuídos pela internet e que podem ser apreciados em diversas plataformas – inclusive no G1, no GE.com e no Gshow, de modo gratuito.
Os conteúdos podem ser ouvidos sob demanda, ou seja, quando e como você quiser!
Geralmente, os podcasts costumam abordar um tema específico e de aprofundamento na tentativa de construir um público fiel.
Logo podcast Educação Financeira – matéria
Comunicação/Globo