Durante campanha do sarampo, voluntários devem doar sangue antes de se vacinar, alerta Hemoal

Quem recebe uma dose da vacina fica impedido de doar sangue durante um mês. Hemoal está com estoque baixo de sangue durante o mês de agosto.
Ascom/ Sesau
Quem for doar sangue em Alagoas durante a campanha nacional de vacinação contra o sarampo para pessoas com idade entre 20 e 49 anos precisa ficar atento. É que a pessoa que se vacinou fica impedida de doar durante um mês. Por isso, o Hemocentro de Alagoas (Hemoal) orienta que os voluntários façam a doação de sangue antes de tomar a vacina.
A medida vale tanto para quem recebeu uma dose da vacina dupla ou tríplice viral.
Com o baixo estoque de bolsas de sangue nas unidades do Hemoal, existe a preocupação de que o número de doações caia ainda mais durante a campanha de vacinação contra o sarampo. O Hemoal está operando com 34,2% do limite mínimo necessário, que deveria ser de 500 bolsas, mas que atualmente dispõe de apenas 171.
“Historicamente apenas 2% da população doa sangue regularmente e, caso esse grande quantitativo de pessoas deixe de doar pelos próximos 30 dias, nosso estoque pode ser afetado drasticamente. Por isso, antes de tomar a vacina, é necessário comparecer ao Hemoal para se candidatar à doação de sangue”, ressaltou a gerente do Hemoal, Verônica Guedes.
Unidades de saúde de AL recebem vacinas contra o sarampo para campanha
Cuidados na pandemia
De acordo com o Hemoal, todos os cuidados para evitar o contágio pela Covid-19 estão sendo tomados nas unidades do Hemocentro.
“Seja em Maceió ou Arapiraca, nossas unidades foram sanitizadas, estamos respeitando o distanciamento social para evitar aglomerações e disponibilizando totens com álcool em gel a 70% para os voluntários”, completou.
Veja mais notícias da região no G1 Alagoas