Dois nomes são indicados por Bolsonaro para Agência Nacional de Aviação Civil

Atual superintendente da Anac e secretário de transportes do PPI são os indivíduos indicados. Decisão precisa ser aprovada pelo Senado.

O presidente Jair Bolsonaro orientou ao Senado duas indicações para o cargo de diretoria da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Os nomes orientados pelo presidente foram do atual superintendente de Acompanhamento de Serviços Aéreos da Anac, Ricardo Catanant, e do secretário de transportes do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI), Thiago Costa Caldeira.

Catanant foi indicado para a vaga de Ricardo Fenelon e Caldeira tomará o trabalho de Hélio Paes de Barros Júnior, que agora assume a presidência da Infraero.

A decisão ainda precisa ser decretada pela Comissão de Infraestrutura e pelo plenário do Senado. Atualmente a direção da Anac está com três funcionários, mas a diretoria é geralmente formada por cinco.

  • Os candidatos

Thiago Costa Caldeira já teve outros cargos altos, como de Coordenador-Geral de Políticas Regulatórias na Secretaria de Aviação Civil de 2013 a 2017. Também é formada em Direito e Economia.

Já Ricardo Catanant, é servidor de carreira da Anac. Foi superintendente de Regulação Econômica e Acompanhamento de Mercado, assessor de ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e assessor Jurídico da Infraero.