Disque-Denúncia em AL recebe 13% mais chamados para casos de violência contra idosos na pandemia


Levantamento da SSP compara dados de março a junho deste ano com o mesmo período de 2019. Negligência e violência patrimonial são os crimes mais registrados. Polícia Militar atende a denúncia de violência contra a pessoa idosa em Maceió
SSP-AL
A Secretaria da Segurança Pública (SSP) de Alagoas divulgou nesta quinta-feira (23) que as denúncias de violência contra a pessoa idosa pelo Disque-Denúncia (número 181) cresceram 13%, entre março e junho de 2020, período do isolamento social imposto pela pandemia da Covid-19.
Segundo o levantamento, foram 56 denúncias neste ano. No mesmo período de 2019, o Disque-Denúncia recebeu 46 chamados referentes a esse tipo de crime. A maioria das denúncias diz respeito à negligências à pessoa idosa e violência patrimonial, ou seja, contra bens pessoais.
Em todos os meses do primeiro semestre do ano, o serviço recebeu 94 denúncias. Destas, 66 envolviam mulheres idosas como vítimas. As outras 29 denúncias eram referentes a homens idosos.
Ainda segundo a secretaria, os crimes denunciados aconteciam na própria casa da vítima e na maioria dos casos o agressor era o filho.
Bairros como Vergel do Lago, Jacintinho e Clima Bom, em Maceió, têm a maior concentração de denúncias recebidas no período.
O tenente da Polícia Militar, Alex Acioli, da Chefia de Articulação Política e Prevenção, da SSP, explicou que uma grande preocupação é manter os atendimentos mesmo durante a pandemia, já que o isolamento social pode contribuir para que agressões e outras práticas contra a pessoa idosa possam acontecer e acabem passando despercebidas.
“Cuidar, ajudar e proteger os grupos vulneráveis, em especial a pessoa idosa, é um princípio da Filosofia de Polícia Comunitária. Devemos tratar o idoso como nós gostaríamos de ser tratados. É obrigação de todos os respeitar, por isso, a Segurança Pública, através da integração entre as Bases Comunitárias da PM e os CREAS em Maceió, vem se esforçando para preservar a história dos grandes heróis das famílias, que são os nossos idosos. Assim, é necessário o engajamento de todos na causa da pessoa idosa, faça a sua parte, pois estamos fazendo a nossa”, disse Acioli.
A SSP orienta que a vítima ou pessoas que tenha a informação de que pessoas idosas estão em situação de violência, ligue para o Disque-Denúncia através do número 181. A denúncia pode elucidar crimes, auxiliar aquelas pessoas que tenham informações sobre pessoas idosas, que estão em situação de abandono, sofrendo violência, extorsão ou outro tipo de abuso.
A ligação para o número é gratuita e o nome do denunciante é mantido em sigilo. Há ainda a possibilidade de utilizar o aplicativo, que está disponível para download na Play Store.
Veja mais notícias da região no G1 Alagoas