Diretora do Fed afirma EUA vai precisar de mais estímulo para enfrentar pandemia
Novos esforços também serão necessários para banco central dos Estados Unidos cumprir promessa de maior crescimento do emprego e inflação mais alta. Prédio do Fed, em Manhattan (NY)
AP
O Federal Reserve precisará desenvolver novos esforços “nos próximos meses” para ajudar a economia a superar o impacto da pandemia de coronavírus e cumprir a nova promessa do banco central dos Estados Unidos de maior crescimento do emprego e inflação mais alta, disse Lael Brainard, diretora do Fed esta terça-feira (1º).
“Será importante fornecer o estímulo necessário para atingir o emprego máximo e inflação média de 2% ao longo do tempo”, disse Brainard, em comentários preparados para uma discussão online organizada pela Brookings Institution.
Fed aborda pandemia e situação política do Brasil em reunião
Brainard, que está entre os arquitetos da nova estratégia de longo prazo que o Fed adotou na semana passada, é a primeira autoridade do Fed a vincular essa nova abordagem diretamente à necessidade de estímulo monetário adicional, provavelmente na forma de compra mais agressiva de títulos ou mais promessas ambiciosas de levar o país de volta a um baixo desemprego.
Alguns analistas argumentaram que a nova “estrutura” do Fed está incompleta sem mais detalhes sobre o que pretende fazer para implementá-la, e Brainard, em comentários preparados, sugeriu que isso precisa ser discutido.
“Como a recuperação provavelmente enfrentará obstáculos relacionados à Covid-19 por algum tempo nos próximos meses, será importante que a política monetária passe da estabilização a estimulativa”, disse Brainard. Essa decisão “será guiada” pela nova estratégia que troca os riscos de uma inflação mais alta por esforços para promover um maior crescimento do emprego.
O cronograma delineado por Brainard deixa qualquer decisão do Fed sobre estímulos econômicos adicionais para depois da eleição presidencial norte-americana de 3 de novembro, embora reconheça que a estrutura lançada na semana passada começará a moldar decisões concretas.