Desemprego diante da pandemia volta a ter leve queda na terceira semana de agosto, diz IBGE

Na comparação com a semana anterior, caiu em cerca de 200 mil o número de desempregados no país. O desemprego diante da pandemia voltou a ter leve queda na terceira semana de agosto, na comparação com a anterior, apontam os dados divulgados nesta sexta-feira (11) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
De acordo com o levantamento, havia 12,6 milhões de desempregados no Brasil na semana entre os dias 16 e 22 de agosto. Uma semana antes, esse contingente era de 12,8 milhões. A redução em cerca de 200 mil desempregados, no entanto, é considerada estabilidade pelo instituto.
Entre a primeira e a segunda semana de agosto, o número de desempregados tinha voltado a subir, depois de ter caída na última semana de julho.
“Há uma estabilidade geral nos indicadores de mercado de trabalho, mas olhando as variações, em termos de tendência, foi observada uma variação positiva na força de trabalho, que se deu em função do aumento no contingente da população ocupada”, apontou a coordenadora da pesquisa, Maria Lúcia Vieira.