Desabafo de empreendedora viraliza em redes sociais e salva negócio da falência
Uma oficina de bonecas de pano afro quase fechou as portas com a crise. Depois de uma mensagem numa rede social, o negócio alavancou. Desabafo de empreendedora viraliza em redes sociais e salva negócio da falência
Uma oficina de bonecas de pano afro quase fechou as portas com a crise. O apoio para o negócio continuar chegou de forma inesperada: com uma mensagem postada em uma rede social.
Jaciana Melquiades começou a produzir bonecas afro de pano em 2011, no Rio de Janeiro. O ateliê dela já apareceu no Pequenas Empresas & Grandes Negócios em 2018. As vendas, até então, eram feitas pela internet.
“A gente cresceu bastante. Ganhamos prêmios, passamos pro processo de aceleração e em 2019 abrimos lojas físicas no Rio. Abrimos quiosque no metrô e uma loja em Madureira”, conta a empresária.
Aí veio a pandemia e Jaciana teve que fechar as lojas. Sem dinheiro para pagar as contas e seus colaboradores, ela pensou em desistir do negócio que sempre foi um sonho. Até que que a esperança veio de onde ela menos imaginava: do mundo virtual.
Jaciana escreveu o seguinte desabafo em uma rede social: “Comecei a empreender como a grande maioria de mulheres pretas que são empreendedoras no Brasil: por necessidade. E como quase toda empreendedora igual a mim, estou quebrando”
Uma jornalista viu a mensagem e escreveu em outra rede social: “A loja de bonecas pretas está quase quebrando e a dona está pedindo ajuda de quem puder divulgar”.
O apelo viralizou e mudou o rumo do negócio. A mensagem poderosa virou corrente do bem para não deixar a loja de bonecas fechar e conseguiu alavancar o número de vendas a ponto da empreendedora conseguir pagar as contas de maio e de junho.
Jaciana vendeu 300 bonecas em 15 dias. Foi o melhor desempenho em toda história da empresa. “Isso me deu expectativa de que talvez 2020 seja, desses últimos cinco anos, o melhor ano de minha empresa”, afirma.
O ateliê está funcionando com quatro funcionários para produção, montagem e embalagem. Os pedidos são feitos pelo site e o cliente vai buscar. Sete colaboradores trabalham em casa.
A empresária vai lançar novos produtos, como brinquedos de montar de papelão. O sonho de Jaciana de levar educação e esperança ao mundo segue firme e forte: “Tô feliz que não vamos quebrar e que as pessoas estão comprando. E entendo que é momento que a pessoa está comprando um pouco de esperança, algo que as deixem mais felizes”.
Era uma vez o Mundo
Atelier: Rua Orestes, 7. Santo Cristo – Rio de Janeiro, RJ
Quiosque Estação de Metro Siqueira Campos
www.eraumavezomundo.com.br
IG: @eraumavezomundo
WhatsApp de vendas: (21) 98111-5844