Defesa Civil: Queda de caixa d’água na RedeMix ocorreu por conta de ferrugem

Após vistoria, a Defesa Civil de Salvador (Codesal) confirmou que o acidente desta sexta-feira (18), no mercado RedeMix, na Pituba – que envolveu a queda de uma caixa d’água – foi causado por conta de ferrugem na base da estrutura do tanque.
Apesar de ter tido grandes proporções e de ter causado transtornos – atingindo um poste de iluminação e derrubando o transformador – o acidente não teve feridos. “A Codesal realizou vistoria, constatando que a ocorrência se deveu à oxidação (ferrugem) na base da estrutura do tanque. A ferragem já está sendo desmontada e retirada da área”, informou a Codesal, em nota.
Com a queda da caixa d’água, a rua Artur Gomes de Carvalho, onde fica o estabelecimento, precisou ser interditada no fim da manhã desta sexta-feira (18).
Equipes da Polícia Militar (PM-BA), Bombeiros, Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba) e Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) foram deslocadas até o local.
Por meio de nota, o RedeMix informou que “na manhã de hoje o reservatório de água que serve a loja localizada na Pituba, na Rua Arthur Gomes de Carvalho, tombou, derramando água sobre a pista e atingindo parte da fiação da via pública. Não houve vítimas nem danos materiais a terceiros”.
Ainda segundo a empresa, a loja foi construída há 5 anos por uma empresa especializada em construção de supermercados. “A caixa d’água foi produzida e instalada no mesmo período por uma empresa com know-how e tecnologia no segmento de reservatórios metálicos. A manutenção de toda a estrutura é feita periodicamente.
Os responsáveis pela obra da loja já estão no local e, juntamente com órgãos públicos, estão periciando a estrutura para detectar as causas da ocorrência. Desde já a RedeMix se desculpa pelos transtornos”. Apesar do susto, a loja funcionou normalmente, das 6h30 ás 21h.
De acordo com a Coelba, a queda da caixa d’água afetou um poste e danificou a fiação, o que provocou a interrupção do fornecimento de energia de 3.081 consumidores. “A Coelba atuou rapidamente e em menos de três minutos normalizou 50% dos clientes por transferência de cargas. Um novo bloco de consumidores foi normalizado às 12h38 e às 13h21 quase 90% dos clientes já estavam normalizados. Nesse momento, 339 consumidores encontram-se com o fornecimento interrompido. A previsão de normalização do serviço é 15h, após a recomposição total da rede elétrica afetada”, disse por meio de nota.
Já a Transalvador informou que a queda ocorreu por volta das 12h e que a rua precisou ser totalmente interditada. Equipes estão no local para monitorar o trânsito e orientar os motoristas que passam pelo local.
A PM, por sua vez, informou que foi acionada por volta das 12h40 e enviou equipes da 13ª Companhia Independente da PM (CIPM/Pituba) ao local. “No local, a guarnição da PM após isolar a área, acompanha os trabalhos dos agentes da Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) e dos profissionais da Coelba que tentam reestabelecer a energia na região. Ninguém ficou ferido”.