Cuba não registra novas mortes por Covid-19 pelo 5º dia consecutivo

O Ministério da Saúde Público de Cuba anunciou nesta quinta-feira (4) que o país chegou a cinco dias consecutivos sem mortes provocadas pela Covid-19, a doença causada pelo novo coronavírus.

No balanço apresentado nesta quinta, pelo diretor de Epidemiologia da pasta, Francisco Durán, há apenas 12 novos casos de infecção confirmados nas últimas 24 horas. No total, são 2.119 testes positivos desde o início da pandemia. O número de mortos em Cuba se mantém em 83.

A quantidade de casos registrados nesta quinta mantém a tendência irregular dos últimos dias, já que nesta segunda chegou a 38, no dia seguinte a nove, e nesta quarta foi de 15.

Das infecções confirmadas nesta quinta, sete foram registradas em Havana, epicentro da pandemia na ilha. Outras cinco foram na província de Matanzas, que também foi gravemente afetada pela propagação do vírus.

Por causa do contágio ainda na capital, o governo de Cuba decidiu manter medidas restritivas em todo o território. O uso de máscaras segue obrigatório fora de casa, as atividades econômicas e sociais continuam paralisadas, assim como o transporte público.

No país, 527 pacientes seguem internados por causa da Covid-19, sendo que 195 são considerados em estado estável. Além disso, outras 1.955 pessoas estão sob vigilância em casa. Ao todo, são 1.839 recuperados da doença.

*Com informações da EFE