Coronavírus: Unicamp prevê aplicar provas do vestibular no primeiro bimestre de 2021
Diretor da Comvest diz que Unicamp espera marcação do Enem e provas devem ocorrer em janeiro e fevereiro. Impacto da pandemia também reflete em exame na modalidade indígena. Candidatos durante 2ª fase do vestibular 2020 da Unicamp
Antonio Scarpinetti
A Unicamp prevê aplicar no primeiro bimestre de 2021 as provas do próximo vestibular, segundo a comissão organizadora (Comvest). Além disso, diante dos reflexos da pandemia do novo coronavírus, a universidade estadual admite que o cronograma da modalidade indígena é incerto neste momento.
A Unicamp chegou a divulgar um calendário oficial para o processo seletivo, com a 1ª fase marcada para 22 de novembro. Entretanto, ao considerar que as datas previstas inicialmente para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foram canceladas e serão remarcadas após uma enquete com participantes em junho, a instituição decidiu que aplicará o exame somente após aplicação das provas realizadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep)
“Marcaremos nossa prova depois […] Todo planejamento diante do novo contexto está sendo feito com as provas no início de 2021”, explica o diretor da Comvest, José Alves de Freitas Neto.
Segundo ele, a 1ª fase deve ser em janeiro, e a 2ª etapa em fevereiro. “Haverá, no mínimo, 20 dias entre as fases. E também dependemos dos calendários das outras universidades [estaduais paulistas]”, explica o diretor que, no dia 19 de maio, já havia sinalizado mudanças no calendário da Unicamp.
Conteúdos
Embora a universidade já tenha decidido reduzir a lista de obras literárias obrigatórias e divulgado que terá uma prova com ênfase nas competências e habilidades, novas mudanças serão discutidas nesta quinta-feira (4) pela Comvest, entre elas, a hipótese de diminuir a lista de conteúdos fundamentais.
“Debaterá diretrizes para a prova, a partir de simulações feitas pela coordenação […] Ficará mais explícita as demandas das áreas”, explica José Alves.
José Alves de Freitas Neto, diretor da Comvest
Miguel Von Zuben/G1
Unicamp: coronavírus e queixas fazem Comvest reduzir lista de livros
Unicamp 2021: veja dicas para estudar
Enem será adiado e enquete deve escolher datas entre 30 a 60 dias depois do previsto, diz Inep
Vestibular indígena
Sobre a terceira edição do vestibular indígena da Unicamp, o diretor da Comvest diz que a universidade não prevê aplicar as avaliações antes de fevereiro de 2021. No ano passado, a prova foi em dezembro.
“Será adiado também, a situação é mais preocupante do ponto de vista do impacto da Covid-19 nas comunidades indígenas. Temos conversado com os acadêmicos indígenas da Unicamp e lideranças no estado do Amazonas. A prioridade é lidar com a saúde e com os cuidados nesse contexto”, explica José Alves ao destacar que a modalidade exige uma logística grande e que nenhuma iniciativa será tomada enquanto não houver evidência de contenção da pandemia do novo coronavírus.
Lista para o Vestibular Unicamp 2021
Sonetos escolhidos, de Camões;
Sobrevivendo no Inferno, do grupo Racionais Mc’s;
O Espelho, de Machado de Assis;
O Marinheiro, de Fernando Pessoa;
A Falência, de Júlia Lopes de Almeida;
O Ateneu, de Raul Pompeia;
Sermões, de Antonio Vieira.
*Foram excluídas desta edição as seguintes obras literárias: A teus pés; O seminário dos ratos; História do cerco de Lisboa; Quarto de despejo; A cabra vadia.
Coronavírus: como manter a saúde mental em períodos de isolamento?
Calendário oficial do Vestibular 2021 da Unicamp
Inscrições e pagamento da taxa de inscrição: 31/7 a 8/9/2020. Pagamento até 10/9
Provas de Habilidades Específicas de Música: Etapa I (envio de vídeos) – 14 a 21/9/2020 e Etapa II – 18 e 19/10/2020
1ª fase: 22/11/2020
2ª fase: 10 e 11/1/2021
Provas de Habilidades Específicas: 14 a 16/1/2021
Divulgação da primeira chamada: a definir
Matrícula (não presencial) da primeira chamada: a definir
Outras modalidades
Vestibular Indígena
Inscrições: 20 de agosto a 21 de setembro de 2020
Enem-Unicamp
Inscrições: 15 de outubro a 16 de novembro de 2020
Vagas Olímpicas
Inscrições: 17 de novembro de 2020 a 8 de janeiro de 2021
Vagas Remanescentes (transferências)
24 de agosto a 11 de setembro de 2020
Formas erradas e corretas de usar máscara de proteção contra o coronavírus
Arte/G1
Initial plugin text
Veja mais notícias da região no G1 Campinas.