Consulta Eleitoral para escolha de reitor da UFU por meio eletrônico será no dia 17 de setembro

Caso seja preciso segundo turno, este ocorrerá no dia 24. Resultado apontará três nomes mais votados, que passam pela sanção do presidente da República. Reunião nesta terça-feira discutiu o regimento eleitoral
UFU/Divulgação
Nesta semana, o G1 divulgou que a Universidade Federal de Uberlândia (UFU) poderia ter pela primeira fez uma consulta eleitoral para preparação de lista tríplice para reitor e vice-reitor da instituição de forma remota e por meio eletrônico. Nesta quinta-feira (23), a universidade divulgou que a eleição para a gestão 2020-2024 será no dia 17 de setembro, das 10h às 23h59. O segundo turno, caso seja necessário, será em 24 de setembro.
O motivo do formato é o período de enfrentamento à pandemia da Covid-19. A UFU informou, ainda, que a resolução com o regulamento da Consulta Eleitoral foi aprovada após o quinto dia de debates pelos membros do Conselho Universitário da UFU (Consun).
As composições das chapas ainda não foram oficializadas. As inscrições poderão ocorrer nos dias 11 e 12 de agosto. A primeira estimativa é de que o colégio eleitoral da UFU seja de aproximadamente 36 mil votantes.
Por praxe da instituição, os três nomes mais votados no pleito vão compor a lista tríplice, que é encaminhada para a sanção do presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido). O presidente pode aprovar ou não o nome mais votado para a gestão.
*Veja abaixo informações divlgadas pela universidade no Portal Comunica UFU sobre sistema de votação, quem pode votar, paridade, candidatos e comissão especial.
Sistema de Votação – será via “Sistema de Votação On-line Helios” – sistema de código aberto, que possibilita a votação via internet e já foi usado por algumas instituições de ensino internacionais tais como (Universidade de Princeton e Université Catholique de Louvain) e nacionais – Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e Universidade de Brasília (UnB), entre outras.
Quem pode votar – estudantes com vínculo ativo, professores e servidores técnicos administrativos com e-mail institucional cadastrado estarão aptos a votar. A participação na consulta eleitoral é viabilizada com o e-mail institucional. Neste sentido, é necessário que estudantes e servidores estejam com o cadastro atualizado. No Portal da Consulta Eleitoral, será disponibilizada lista com os eleitores aptos a participar do pleito.
Paridade – A UFU adota o sistema de paridade entre os segmentos. Assim, estudantes, professores e técnicos administrativos terão peso de ⅓ (um terço) cada, na apuração dos votos.
Candidatos – As composições das chapas ocorrerão após as inscrições feitas pelos candidatos nos dias 11 e 12 de agosto. Os cadastros precisarão ser formalizados junto à Secretaria-geral (Seger).
Comissão Especial – uma Comissão Especial será responsável por coordenar, organizar e supervisionar a Consulta Eleitoral Eletrônica e Remota. A Comissão Especial é formada por nove membros, sendo três de cada segmento (estudantes, docentes e técnicos administrativos). As informações sobre a Consulta Eleitoral Eletrônica Remota estarão disponiveis no: www.consultaeleitoral.ufu.br.