Conselho de Graduação da UFSCar aprova início de novo período letivo em 31 de agosto

Universidade irá disponibilizar computadores e garantir acesso à internet aos alunos em vulnerabilidade socioeconômica. Critérios serão discutidos na reunião de sexta-feira. Campus da UFSCar em São Carlos 2020
Gabrielle Chagas/G1
A Conselho de Graduação da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) aprovou em reunião, nesta quinta-feira (23), a criação de um novo período letivo remoto com início em 31 de agosto e término em 16 de janeiro. A reunião continuará nesta sexta-feira (24).
Também foram discutidas as regras para este período de aulas remotas. A universidade irá disponibilizar computadores, garantir acesso à internet e bibliotecas digitais aos alunos em vulnerabilidade socioeconômica.
Os critérios acadêmicos do edital serão discutidos na reunião de sexta.
UFSCar faz reunião para definir critérios para início das aulas remotas
Na sexta, a universidade também vai discurtir as diretrizes acadêmicas para as aulas remotas e a finalização das etapas de ingresso do Sisu 2020, pois só foram feitas a 1ª, 2ª e 3ª chamadas.
As chamadas 4 e 5 tinham etapas presenciais, por isso haviam sido suspensas. Será discutida a substituição destas etapas presenciais por etapas remotas.
Sem aulas presenciais
No mês de junho, o Conselho de Graduação divulgou que, até o final do ano, não haverá aula presencial. No primeiro semestre da UFSCar, já ocorreu aula remota, mas apenas para alunos de disciplinas não obrigatórias. A reunião tratou das aulas remotas para disciplinas obrigatórias.
“É uma questão muito delicada essa decisão nossa da volta às aulas, porque a universidade tem várias dificuldades, os cursos têm as suas especificidades. Você não pode decidir alguma coisa em relação a um determinado curso, sendo que o outro curso tem outra demanda”, disse o vice-reitor da UFSCar Walter Libardi à EPTV nesta quinta.
Campus da UFSCar em São Carlos
Reprodução/EPTV
Acordos imobiliários em São Carlos quase dobram
A demora no resultado e a incerteza sobre a retomada, preocupa os quase 15 mil alunos apenas de graduação da universidade, principalmente os que não são de São Carlos e não sabem se retornam para suas cidades natais.
As aulas nos 4 campi (São Carlos, Sorocaba, Buri e Araras) foram suspensas no dia 16 de março por conta da pandemia do novo coronavírus.
Veja mais notícias da região no G1 São Carlos e Araraquara.