Confeiteira ensina a fazer pudim de milho verde para o São João


Receita do doce é uma boa pedida para montar a mesa com pratos típicos das festas juninas. Gazeta Rural ensina receita de pudim de milho verde
Neste ano, as festas de São João não vão acontecer do jeito tradicional, com fogueira, casa cheia, arraiais e quadrilhas juninas, por causa da pandemia do novo coronavírus, que exige medida de distanciamento e isolamento social. Mas dá pra garantir, ao menos, a mesa farta de comidas típicas.
Pensando nisso, a pedido do Gazeta Rural, a confeiteira Kelly Paulino ensinou uma receita de pudim de milho verde fácil de fazer e que vai deixar todo mundo com água na boca.
Ingredientes para a calda
1 xícara de açúcar
1/2 xícara de água
Ingredientes para o pudim
200 gramas de milho verde escorrido
395 gramas (1 caixa) de leite condensado
3 ovos
3 xícaras de leite
Modo de preparo
A confeiteira explica que o ideal é começar pela calda. Adicione a xícara de açúcar e a xícara de água em uma panela e mexa em fogo médio até virar uma calda, na textura de um caramelo.
Com a calda pronta, coloque-a em uma fôrma untada levemente com margarina, sobre uma assadeira com água. O pudim será cozido em banho-maria.
“A calda fica só no fundo da forma, não precisa melar a lateral”, explica Kelly.
Deixe a calda descansando e passe a preparar a massa do pudim. Adicione todos os ingredientes em um liquidificador e deixe batendo por cinco minutos.
“Agora a gente vai peneirar, tem que usar uma colher pra ajudar a passar [na peneira]. Depois de peneirado, vamos colocar na forma onde está o caramelo. A fôrma mede 20 cm, que é o tamanho ideal”, diz.
Leve a fôrma sobre a assadeira em banho-maria ao forno por uma hora. No forno caseiro, a temperatura deve ficar em 200 graus.
“Tem que usar o papel alumínio [sobre a fôrma], para ajudar no cozimento desse pudim no forno”, explica.
Depois de uma hora, retire o pudim do forno, espere esfriar para desenformar. “É uma delícia, vocês não vão se arrepender”, garante a confeiteira.
Pudim de milho verde
Reprodução/Gazeta Rural
Veja mais notícias da região no G1 Alagoas