Começa inclusão de novos imóveis no Programa de Compensação Financeira da Braskem
São 1.706 moradias que passaram a fazer parte do Mapa de Setorização de Danos elaborado pela Defesa Civil, que tem como objetivo a realocação de famílias dos bairros Pinheiro, Bebedouro, Mutange e Bom Parto, em Maceió. A inclusão de 1.706 imóveis do bairro Bebedouro, em Maceió, no Programa de Compensação Financeira e Apoio à Realocação da Braskem começou nesta terça-feira (13).
Estas moradias constam nas zonas classificadas como F e G da versão 3 do Mapa de Setorização de Danos, atualizado no dia 30 de setembro atualizado pela Defesa Civil.
O mapa abrange Pinheiro, Mutange, Bebedouro e Bom Parto, bairros atingidos pelas rachaduras provocadas pela extração de sal-gema.
Veja abaixo o calendário previsto para inclusão gradativa dos imóveis nas zonas F e G:
Zona F
13 a 16 de outubro: visitas dos técnicos sociais aos imóveis que já ingressaram no Programa via Junta Técnica
A partir do dia 21 de outubro: identificação dos demais imóveis da Zona F
A partir do dia 29 de outubro: atendimento para realocação de todos os moradores da Zona F
A partir de março de 2021: entrada no fluxo de compensação
Zona G
27 de outubro a 28 de novembro: identificação dos imóveis presencialmente
A partir de 10 de novembro: entrada no fluxo de realocação
A partir de abril de 2021: entrada no fluxo de compensação
Uma live vai ser realizada no dia 20 de outubro para que sejam apresentados os detalhes do cronograma de atendimento e do programa, além de esclarecimentos das dúvidas dos moradores. A transmissão vai ser pelo canal Integra.mcz, no YouTube.
Cronologia: Pinheiro foi o primeiro bairro afetado pelo problema
A Braskem informou que segue nas tratativas junto às autoridades em relação a outras áreas do mapa da Defesa Civil que podem demandar novas ações conjuntas, de acordo com os estudos de impactos de superfície apresentados pela empresa. A prioridade, segundo a Braskem, é a segurança dos moradores da região.
O morador que quiser tirar dúvidas sobre o assunto, pode ligar para o 0800 006 3029 – é preciso informar no atendimento o endereço completo. Além disso, a empresa também disponibiliza um site (clique aqui para acessar) com informações sobre as novas zonas do mapa de desocupação e o cronograma de atendimento aos moradores.
O acordo para inclusão das novas moradias no programa foi firmado pela empresa e pelos ministérios Público Federal (MPF), do Estado (MP-AL) e defensorias da União e do Estado.
Veja os vídeos mais recentes do G1 AL