Com restrições impostas pela pandemia, Maceió fecha mês de junho sem assaltos a ônibus


Segurança Pública comemora ausência de ocorrências; operações de saturação continuam nos coletivos. À medida que o contágio pelo novo coronavírus aumentava no estado, as regras de prevenção para os ônibus urbanos foram ficando mais rígidas, inclusive com imposição de limite de passageiros por veículo
Carolina Sanches/TV Gazeta
A Secretaria de Estado da Segurança Pública de Alagoas (SSP-AL) divulgou nesta quarta-feira (1), por meio do Núcleo de Estatística e Análise Criminal (Neac), que não houve registro de assaltos a ônibus no mês de junho em Maceió.
A SSP considera essa uma marca histórica, mesmo tendo sido registrada em um período atípico, por causa da pandemia do novo coronavírus. Desde março, o serviço de transporte público coletivo vêm sofrendo diversas restrições, inclusive com redução da frota de ônibus urbanos e limite da capacidade de passageiros, seguindo o decreto de emergência municipal.
A SSP informou que além das operações de saturação e de abordagem aos ônibus, as polícias Civil e Militar estão ainda fiscalizando o cumprimento dos decretos governamentais, realizando a fiscalização em terminais e avenidas da cidade para evitar aglomerações e também checar se as pessoas estão utilizando máscaras.
“É um grande resultado registrar um mês sem nenhuma ocorrência de assalto. Isso demonstra a importância do trabalho integrado entre as forças policiais e também a parceria com as empresas de ônibus, o sindicato dos rodoviários e a população. Mesmo diante de uma pandemia, seguimos cumprindo nossa missão e garantindo a segurança de passageiros e trabalhadores neste momento”, disse o secretário da Segurança Pública, Lima Júnior.
Segundo o Neac, no mesmo mesmo período de 2019, a SSP registrou oito ocorrências de assaltos a ônibus. Já no comparativo do primeiro semestre, houve uma redução de 34% nesse tipo de crime. Foram registrados 54 assaltos em 2019 e 38 em 2020.
O presidente do Sindicado das Empresas de Transporte Urbano (Sinturb), Guilherme Borges, disse que colabora com as investigações fornecendo imagem e informações sempre que é preciso.
“Nós nos preocupamos diariamente com a segurança dos passageiros e sabemos da importância de acompanhar os números e enviá-los para a SSP, assim como manter os equipamentos de segurança funcionando e com manutenção em dia para fornecer as informações para investigação. Agradecemos o apoio das polícias que estão na linha de frente para combater os assaltos, investigar e evitar novas ocorrências”, afirmou o presidente.
Veja mais notícias da região no G1 Alagoas