Cidades do ABC seguirão reabertura adotada na capital, explica secretário-executivo


O secretário-executivo do Consórcio Intermunicipal Grande ABC, Edgard Brandão Junior, afirmou, em entrevista ao Jornal da Manhã, que as sete cidades que compõe a região adotarão as mesmas medidas para reabertura das atividades econômicas que São Paulo, capital do Estado.
Edgard Brandão afirmou que pela proximidade, fica muito difícil adotar medidas diferentes da capital. “As cidades tem uma ligação muito forte [com a capital]. Se São Paulo abre, é muito difícil não ter uma sequência [no ABC].”
O secretário-executivo afirmou que os municípios possuem “índices melhores que a capital”, já que a região concentra menores taxas de contaminação pelo coronavírus e maior disponibilidade de leitos de unidade de terapia intensiva (UTI) para o enfrentamento da doença.
Brandão explicou que com a decisão estão autorizados abrir concessionárias, lojas de veículos usados e escritórios. Inicialmente, seguindo as definições estabelecidas pelo Plano São Paulo, que estipula as regras para a retomada as atividades, as cidades do ABC deveriam permanecer em quarentena, já que estão na fase “vermelha” da reabertura.
O secretário-executivo do Consórcio Intermunicipal Grande ABC afirmou que a decisão pela reabertura foi tomada em consenso pelos sete prefeitos da região, mas que a responsabilidade pelo decreto cabe “a cada prefeito”. Para a retomada, protocolos sanitários serão adotados, seguindo as mesmas exigências da capital.
Edgard Brandão Junior finalizou dizendo que o secretário de Desenvolvimento Regional do Estado de São Paulo, Marco Vinholi, fará uma reunião com os prefeitos do ABC ainda neste sábado.