Cidades alagoanas mantêm alerta para nível da água dos rios por causa das chuvas

Segundo Semarh, nível do Rio Jacuípe voltou a subir no início da manhã desta terça (16). Semarh emite alerta para elevação dos níveis hidrológicos de lagoas e rios em Alagoas
Segundo a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), as cidades alagoanas banhadas pelos rios Mundaú e Jacuípe se mantém em alerta, monitorando o volume das águas na manhã desta terça-feira (16).
Com isso, a população ribeirinha deve ficar atenta. Segundo o meteorologista da Semarh, Vinícius Pinho, o nível pode subir mais.
“Principalmente no Litoral Norte do estado. O Rio Jacuípe continua recebendo água, o nível dele estabilizou durante a madrugada mas subiu um pouco agora de manhã, o que é preocupante porque ele já ultrapassou a cota de transbordamento”, disse o meteorologista
“O Vale do Mundaú também preocupa, porque toda a chuva que caiu ontem acaba escoando para Murici, Branquinha, União dos Palmares, São José da Laje, desaguando em Rio Largo e nas lagoas. Então nossa preocupação hoje é com Rio Largo e das lagoas”.
“Mesmo que a previsão de hoje seja para chuvas mais fracas, com a quantidade de água que caiu nos últimos dias, qualquer chuva pode ser significativa, ela pode impactar na região. É importante que as pessoas continuem seguindo a orientação da Sala de Alerta, do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil. Os moradores de áreas de encostas que têm problemas recorrentes”, explicou Pinho.
Segundo o meteorologista, a previsão do tempo aponta que ainda haverá chuva, de uma intensidade bem menor, intercalada com períodos de tempo seco. A tendência é que os níveis dos rios estabilizem e comecem a baixar, exceto Rio Largo e a área das lagoas Mundaú e Manguaba, principalmente esta última, que vai sofrer o impacto por mais um ou dois dias.
Em caso de riscos, a população pode entrar em contato com a Defesa Civil pelo telefone 3315-2843, e as próximas atualizações podem ser acompanhadas pelo site da Sermarh.
Veja mais notícias da região no G1 Alagoas