Candidatos a prefeito de Maceió dizem o que fazer para reduzir a espera por consultas e exames


Propostas para a saúde pública vão desde reformulação do Cora à extinção do sistema e criação de aplicativo para substituí-lo. O G1 dá continuidade nesta sexta-feira (23) à série de reportagens sobre as propostas dos candidatos a prefeito de Maceió nas eleições 2020. A segunda pergunta enviada aos candidatos foi: “A espera por atendimento para consultas e exames é uma grande reclamação entre as pessoas que dependem da saúde pública. Como otimizar esse serviço?”.
Candidatos falam sobre propostas para resolver os problemas do Mercado da Produção
Os candidatos tinham até 30 segundos para a resposta, que deveria ser gravada em vídeo pelo próprio candidato e enviada ao G1. Veja abaixo as propostas. Os nomes estão em ordem alfabética.
Alfredo Gaspar de Mendonça (MDB)
Alfredo Gaspar de Mendonça (MDB) apresenta propostas para a Saúde
O candidato pretende acabar com o atual sistema regulador de consultas e exames, o Cora. Ele propõe criar um novo mecanismo além de lançar um programa que deve acabar com a fila para realização de exames.
Cícero Almeida (DC)
Cícero Almeida (DC) apresenta propostas para a Saúde
O candidato propõe a implantação de um aplicativo para que as pessoas possam marcar consultas e até falar diretamente com o profissional de medicina de forma online além da construção de um hospital municipal.
Cícero Filho (PCdoB)
Cícero Filho (PCdoB) apresenta propostas para a Saúde
O candidato pretende investir na atenção básica de saúde e ampliar a cobertura do Programa de Saúde da Família (PSF). Ele propõe ainda a realização de concurso público, investimentos na modernização da gestão e num atendimento mais humanizado.
Corintho Campelo (PMN)
Corintho Campelo (PMN) apresenta propostas para a Saúde
O candidato pretende fazer parceria com a iniciativa privada para suprir a demanda da rede pública e investir em tecnologia. Ele propõe ainda diminuir a quantidade de secretarias para que sejam aplicados mais recursos na saúde.
Davi Davino Filho (Progressistas)
Davi Davino Filho (PP) apresenta propostas para a Saúde
O candidato pretende acabar com o atual sistema regulador de consultas e exames, o Cora, criando um aplicativo para substituí-lo, com marcações virtuais. Ele propõe ainda construir pelo menos 20 clínicas em diferentes bairros da capital para aumentar a cobertura da atenção básica de saúde.
JHC (PSB)
JHC (PSB) apresenta propostas para a Saúde
O candidato pretende acabar com a distribuição de senhas de atendimento nas unidades de saúde. Ele propõe a implantação de sistemas consorciados para compra de medicamentos, um centro próprio de diagnóstico e agilizar a lista de espera para marcação de consultas e exames.
Josan Leite (Patriota)
Josan Leite (Patriota) apresenta propostas para a Saúde
O candidato pretende colocar em prática um aplicativo para marcação de consultas e exames. No mesmo aplicativo será possível avaliar os serviços da prefeitura. Segundo o candidato, isso fará com que haja melhorias constantes no atendimento ao público.
Lenilda Luna (UP)
Lenilda Luna (UP) apresenta propostas para a Saúde
A candidata pretende otimizar a marcação de consultas e exames através do Cora com a fiscalização de conselhos, evitando privilégios durante o processo de marcação.
Ricardo Barbosa (PT)
Ricardo Barbosa (PT) apresenta propostas para a Saúde
O candidato propõe a reestruturação das unidades de saúde já existentes e a construção de novos postos de atendimento. Ele propõe ainda uma auditoria para verificar a destinação dos recursos do SUS.
Valéria Correia (PSOL)
Valéria Correia (PSOL) apresenta propostas para a Saúde
A candidata pretende realizar concursos público para contratação de profissionais de saúde, ampliando assim a oferta de serviços nessa área, aumentar a cobertura da atenção básica e das equipes de saúde da família.
Funciona Assim
Initial plugin text