Caixa anuncia inclusão de custos de cartório em financiamentos da casa própria

A Caixa Econômica Federal anunciou nesta quinta-feira (2) a inclusão das custas cartoriais nos financiamentos de imóveis.
Segundo o presidente da Caixa, Pedro Guimarães, em abril, ocorreram pilotos com 3 mil contratos e a partir desta quinta está liberado para todas as famílias. O custo médio para registro do imóvel nos cartórios varia de 2% a 5% do valor do financiamento por unidade conforme a região, segundo a Caixa.
A média é de 4% para financiamentos com recursos do FGTS e de 5% com recursos da poupança.
A Caixa calcula que serão gastos R$ 400 milhões por mês e R$ 5 bilhões por ano às pessoas que deixarem de pagar para os cartórios e incluírem essas taxas no próprio financiamento habitacional.
Segundo Guimarães, já houve adesão de cartórios de 14 estados. “Vamos acelerar porque vai ser uma demanda da sociedade e certamente novos cartórios vão aderir, e até outros bancos implantarão a medida”, disse.