Cai para 60% a taxa de ocupação de leitos de UTI para covid-19 em Salvador

Caiu para 60% a taxa de ocupação de leitos de UTI exclusivos para pacientes com covid-19 em Salvador. Esse é o menor percentual já registrado desde o início de maio.

Caso esse percentual se mantenha nessa faixa, a fase dois da retomada das atividades econômicas já pode acontecer normalmente na próxima segunda-feira (10). O plano só será suspenso caso o índice esteja superior a 70%.

De acordo com o protocolo conjunto elaborado pela Prefeitura de Salvador e pelo Governo da Bahia, a segunda fase só pode ter início 14 dias após a implantação da primeira – esse prazo acabou nesta quinta (6). Além disso, a fase 2 só pode começar se as taxas de ocupação de leitos ficarem estabilizados abaixo de 70% por cinco dias, o que já ocorreu. 

Na fase dois, poderão reabrir academias de ginástica e similares; barbearias, salões de beleza e equivalentes; centros culturais, bibliotecas, museus e galerias de arte; lanchonetes, bares e restaurantes. Todos deverão cumprir medidas de segurança e adotar novas regras.

A primeira queda registrada na taxa de ocupação de leitos ocorreu no último dia 30, com 68%. No dia 31, o número subiu para 70%, no dia 4, de 68% e na quarta caiu para 67%. Pelos números, a reabertura já poderia ter acontecido hoje, mas o prefeito ACM Neto vetou, pois no domingo será comemorado o Dia dos Pais, o que poderia gerar aglomeração nos restaurantes.