Bruno Funchal, diretor de Programas da Economia, será o novo secretário do Tesouro Nacional
Bruno Funchal é o escolhido para substituir Mansueto Almeida no Tesouro Nacional
O ministro da Economia, Paulo Guedes, já escolheu o novo secretário do Tesouro Nacional. Será o economista Bruno Funchal.
Ele é diretor de Programas do Ministério da Economia e já foi secretário de Fazenda do Espírito Santo, uma das unidades da Federação com as contas públicas mais equilibradas, e a única com nota A no “rating” do Tesouro.
Funchal vai assumir o lugar do atual secretário, Mansueto Almeida, que já revelou estar de saída do governo.
O futuro secretário terá o desafio de recolocar a economia no caminho do ajuste das contas públicas, após o “desvio” motivado pela pandemia do coronavírus.
Caberá a ele, por exemplo, negociar com o Congresso Nacional a aprovação de reformas importantes para o equilíbrio fiscal do país.
No Tesouro, Mansueto foi um dos interlocutores para a aprovação da reforma da Previdência. O plano criado pelo governo federal para possibilitar o equilíbrio das contas dos estados e do DF chegou a ser apelidado de “Plano Mansueto”. Com a crise do coronavírus, o Congresso preferiu aprovar um auxílio específico a estados e municípios para o enfrentamento da pandemia.
Entrevista
Nesta segunda-feira (15), em entrevista à GloboNews, Mansueto disse que que já vinha pensando em deixar o governo. Ao comentar a crise causada pela pandemia de coronavírus, ele afirmou que o mundo todo foi pego de surpresa e que o país vai ter que aprender a reagir melhor a esse tipo de desafio.
“Todos os países do mundo vão ter que mudar a forma de reagir a esses problemas inesperados. O setor público tem que estar preparado. Achamos que há espaço pra melhorar o tempo de resposta do serviço público. É um desafio para todos os governos do mundo”, disse Mansueto.
Veja a entrevista completa:
Decisão difícil, diz Mansueto Almeida sobre pedido de demissão do Ministério da Economia