Bovespa opera perto da estabilidade


Na segunda-feira, bolsa teve queda de 0,08% e fechou a102.830 pontos. O principal índice da bolsa de valores brasileira, a B3, opera perto da estabilidade nesta terça-feira (4), diante de um dia negativo nos mercados externos e da queda dos preços do petróleo, com a temporada de balanços no país destacando a queda de 40% no lucro do Itaú Unibanco no segundo trimestre.
Às 10h04, o Ibovespa tinha queda de 0,06%, a 102.772 pontos. Veja mais cotações.
Na segunda-feira, a bolsa fechou em queda de 0,08%, a 102.830 pontos. A queda anual do índice ainda é de 11,08%.
o
Cenário
Nos Estados Unidos, o dia é negativo em meio ao aumento da tensão nas relações entre Washington e Pequim, com as negociações envolvendo uma eventual venda das operações nos EUA do aplicativo TikTok o fator mais recente de atrito.
O mercado segue prevendo nova queda da taxa básica de juros da economia brasileira na próxima quarta-feira (5). Atualmente, a Selic está em 2,25% ao ano. A previsão dos analistas é de que a taxa recue para 2% nesta semana e que assim permaneça até o fim deste ano. Já para o dólar, a projeção para a taxa de câmbio no fim de 2020 continuou em R$ 5,20.
Também por aqui, os mercados avaliam os dados da produção industrial de junho, divulgados mais cedo pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (UBGE). Os números mostraram expansão de 8,9%, a segunda alta mensal seguida – ainda insuficiente para reverter a perda de 26,6% dos meses de março e abril.
Variação do Ibovespa em 2020
G1 Economia