Bovespa abre em leve alta na véspera de decisão sobre juros

Na segunda-feira, o Ibovespa recuperou o patamar de 100 mil pontos e fechou em alta de 1,94%. A bolsa de valores brasileira, a B3, abriu em leve alta nesta terça-feira (15), acompanhando o clima mais positivo nos mercados externos em semana de decisão do Comitê de Política Monetária do Banco Central do Brasil sobre a taxa de juros no Brasil.
Às 10h03, o Ibovespa tinha alta de 0,06%, a 100.338 pontos. Veja mais cotações.
Na segunda-feira, a bolsa recuperou o patamar de 100 mil pontos, fechando em alta de 1,94%, a 100.274 pontos. No mês, o Ibovespa acumula alta de 0,91%. No ano, ainda tem perda de 13,29%.
Prévia do PIB aponta queda acumulada de 5,77% em 2020
Cenários
A melhora do humor de investidores é sustentada por dados econômicos positivos na China e esperanças de vacina contra o coronavírus.
A produção industrial da China acelerou no ritmo mais forte em oito meses em agosto, enquanto as vendas varejistas cresceram pela primeira vez neste ano, sugerindo que a recuperação econômica está ganhando ritmo conforme a demanda começa a melhorar da crise do coronavírus.
O Comitê de Política Monetária do Banco Central do Brasil inicia nesta terça-feira sua reunião de decisão de juros de dois dias, assim como o Federal Reserve.
Por aqui, a expectativa é de manutenção da Selic em 2% ao ano, devido ao recente noticiário fiscal que inspirou maior cautela em meio a leituras mais altas de inflação no atacado e à contínua volatilidade nos ativos financeiros.
O mercado financeiro reduziu a projeção para a Selic no término de 2021 de 2,88% para 2,50%, conforme a mais recente pesquisa Focus do Banco Central.
Variação do Ibovespa em 2020
G1 Economia
Veja vídeos: últimas notícias de Economia
i