Bovespa abre a semana novamente em alta


Na sexta-feira, Ibovespa fechou em alta de 0,86%, a 94.637 pontos, e acumulou avanço de 8,27% na semana. Ibovespa é o principal índice da B3, a bolsa brasileira
Amanda Perobelli/Reuters
O principal índice da bolsa de valores brasileira, a B3, abriu perto da estabilidade nesta segunda-feira (8), acompanhando o maior otimismo no exterior, embora as incertezas políticas locais continuem no radar dos investidores.
Às 10h09, o Ibovespa subia 1,11%, a 95.685 pontos.
Na sexta-feira, a Bolsa fechou em alta de 0,86%, a 94.637 pontos. Na semana, o Ibovespa teve avanço de 8,28%. No ano, porém, a bolsa ainda tem queda de 18,17%.
o
Cenário externo e local
No exterior, permanece o viés mais positivo nos mercados. O salto inesperado nos dados de emprego dos EUA da semana passada alimentou esperanças de uma recuperação econômica global da pandemia de coronavírus mais rápida do que o inicialmente esperado.
Os preços do petróleo iniciaram o dia em alta, depois que a Organização dos Países Produtores de Petróleo e aliados (Opep+) acertou durante o fim de semana, a prorrogação por mais um mês dos cortes vigentes na produção. Contudo, a commodity perdia força depois da alta de quase 12% na semana passada.
No cenário doméstico, permanecem as incertezas sobre a perspectivas de recuperação da economia, em meio ao número ainda alta de novos casos diários da Covid-19 e tensões políticas.
Nesta semana, os economistas do mercado financeiro reduziram novamente a previsão para o Produto Interno Bruto (PIB) em 2020, conforme boletim “Focus” do Banco Central. A projeção passou de uma queda de 6,25% para um tombo de 6,48%.
O cenário para a indústria por sua vez sofreu forte piora, com uma queda estimada agora da produção de 5,35% em 2020, ante contração de 3,59% prevista antes.
Ministério da Saúde divulga dados divergentes sobre mortes e casos da Covid-19
Variação do Ibovespa em 2020
Economia/G1
Initial plugin text
Busque pelo título do caso