Bombeiros abrem consulta pública em Alagoas para elaboração de instruções técnicas


Qualquer pessoa pode participar. Link ficará disponível no site da corporação até 1º de janeiro de 2021. Formulário do Corpo de Bombeiros de Alagoas para consulta pública em relação às instruções técnicas de combate a incêndio e salvamento
Reprodução/cbm.al.gov.br
O Corpo de Bombeiros promove uma consulta pública para a elaboração de instruções técnicas para a sua nova legislação de segurança contra incêndio e emergências em Alagoas (clique aqui para participar).
Atualmente, a corporação alagoana não possui essas normas técnicas próprias e faz uso das normativas de outros estados.
O capitão Carlos Vasconcelos explica que a população em geral pode contribuir com as normas, que há sugestão desde o uso de chuveiros automáticos e hidrante até resgate e salvamento.
“Qualquer pessoa pode participar, em especial aqueles que trabalham na área. Ao todo, são 44 instruções técnicas que versam sobre diversos tipos de exigências e medidas de proteção”, diz o capitão.
No total, são 43 instruções que vêm regulamentar a legislação.
Uma das consultas envolve Norma Técnica para os critérios básicos indispensáveis para proteção contra incêndio em edificações e áreas de risco por meio de extintores de incêndio (portáteis ou sobre rodas), para o combate a princípios de incêndios, assim como estabelecer regras de inspeção e manutenção aos profissionais e às empresas que prestam serviços nesses equipamentos.
A consulta fica aberta até o dia 31 de dezembro. Depois dessa etapa, o Corpo de Bombeiros vai avaliar todas as sugestões que foram colocadas e definir o que pode ser considerado para a edição final.
“É só entrar no site dos bombeiros, as pessoas podem dar uma olhada, baixar para dar uma estudada e tem um formulário digital para elas escolherem em quais NTs elas poderão contribuir”, afirma o capitão Vasconcelos.
Veja os vídeos mais recentes do G1 AL
Veja mais notícias da região no G1 Alagoas