Benedito Bentes, Jacintinho e Clima Bom são bairros com mais mortes por Covid-19 em Maceió
Esses três bairros mais a Ponta Grossa representam 25,89% do total de óbitos causados pela doença na capital alagoana. Jacintinho é o bairro de Maceió com maior número de casos de Covid-19 e o segundo maior número de mortes causadas pela doença
Reprodução/TV Gazeta
O Benedito Bentes, o Jacintinho e o Clima Bom são os bairros de Maceió com maior número de mortes causadas por Covid-19, segundo dados atualizados nesta quinta-feira (25) no Painel Covid-19, plataforma online mantida pelo governo do estado que concentra dados da doença.
Estes três bairros mais a Ponta Grossa representam 25,89% dos 556 óbitos de pessoas infectadas pelo novo coronavírus na capital alagoana. Veja a quantidade por bairro:
Benedito Bentes – 43 mortes
Jacintinho – 38 mortes
Clima Bom – 32 mortes
Ponta Grossa – 31 mortes
Quando observados todos os casos confirmados do novo coronavírus, Jacintinho (1.082) e Benedito Bentes (916) se mantêm no topo da lista, mas na sequência aparecem Jatiúca (838) e Ponta Verde (822). Ponta Grossa (537) e Clima Bom (486) só vão aparecer em 7º e 8º lugares, respectivamente.
Esse cenário mostra uma mudança no comportamento da contaminação, que no primeiro mês da pandemia se concentrava em maior número nos bairros da Jatiúca e da Ponta Verde. Agora, ele migra com maior força para as regiões periféricas.
“As pessoas com maior poder aquisitivo, aquelas que residem em bairros como Jatiúca, Ponta Verde, Pajuçara e Mangabeiras, foram as primeiras que adoeceram”, afirma a infectologista Sarah Dellabianca Araújo, que comanda o Hospital da Mulher, referência no atendimento de pacientes com Covid-19.
A médica lembra que o desrespeito às medidas de isolamento e distanciamento social contribuem para a propagação do vírus.
“A gente tem um grande marco que é a Semana Santa. A gente viu um epicentro aqui na capital durante aquele feriado. Depois da Semana Santa, houve o primeiro óbito de um morador da região do Vergel e, logo na sequência, tivemos vários casos graves de pessoas que moravam há uma, duas, três ou quatro ruas próximas ao endereço desse paciente”, afirma.
Decreto de emergência
Para garantir o cumprimento das medidas determinadas no decreto de emergência, a fiscalização nos bairros com maior incidência de denúncias foi reforçada. A Secretaria do Estado da Segurança Pública (SSP) tem recebido uma média de 250 chamados por semana pelos números 181 e 190.
Quem for flagrado infringindo as regras pode ser enquadrado em crime contra a saúde pública, ter que pagar multa e até ser apreendido. As multas podem variar de R$ 5 mil (pessoa física) a R$ 50 mil (pessoa jurídica) por dia.
Alagoas registra 982 novos casos confirmados e 18 mortes por Covid-19 em 24 horas
Initial plugin text