Banhistas lotam praias em Alagoas no feriado da Independência do Brasil


Nas praias da Pajuçara e da Ponta Verde, em Maceió, e na praia do Francês, em Marechal Deodoro, muita gente não respeitou as regras de distanciamento social e uso da máscara. Movimento na praia da Pajuçara, em Maceió, é intenso no feriado do Dia da Independência
O feriado do Dia da Independência do Brasil levou muitos banhistas às principais praias de Alagoas nesta segunda-feira (7). Muita gente, porém, não respeitou as regras do distanciamento social e uso da máscara de proteção, medidas importantes para evitar o contágio pelo novo coronavírus.
Feriado tem aglomerações também em outros estados do país
O G1 questionou as prefeituras de Maceió e de Marechal Deodoro e a Polícia Militar sobre fiscalização para inibir aglomerações. Sobre Maceió, a Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social (Semscs) respondeu por meio de nota que o foco é no trabalho dos comerciantes e que dispersão de aglomerações é realizada pela Vigilância Sanitária e pela PM (confira a nota na íntegra ao final do texto).
O G1 aguarda posicionamento da PM e da Prefeitura de Marechal Deodoro.
Maceió está na fase azul do distanciamento social controlado desde o dia 14 de agosto, mas esse é o primeiro feriadão desde o início da pandemia com autorização para vendedores ambulantes, bares da orla e passeios às piscinas naturais.
Famílias lotam praias de Maceió no feriado de 7 de setembro
Nas praias da Pajuçara e da Ponta Verde, na capital, muita gente ocupava as faixas de areia. Famílias em cadeiras sob guarda-sóis, crianças jogando bola, a maioria sem máscara de proteção, equipamento ainda obrigatório em locais públicos por decreto do governo estadual.
Praia do Francês, em Marechal Deodoro, registra movimentação grande no feriado
No município vizinho, Marechal Deodoro, que está na fase amarela a cena se repetiu na Praia do Francês, uma das mais procuradas por alagoanos e turistas.
Os vendedores ambulantes estavam usando máscara e disseram orientar os clientes que atendiam sem máscara, mas ainda assim muita gente deixou de lado a preocupação com a pandemia.
Nota da Secretaria de Segurança Comunitária e Convívio Social de Maceió
A atuação fiscalizatória da Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social (Semscs) tem foco no exercício de atividades econômicas desenvolvidas em áreas públicas e em equipamentos públicos por permissionários. A fiscalização esteve presente na orla fazendo seu procedimento rotineiro de acompanhamento e orientação. A Guarda Municipal também esteve presente realizando o patrulhamento.
A dispersão de aglomerações e as orientações aos banhistas sobre o uso de máscaras são ações de competência da Força Tarefa que, atualmente, é composta pela Vigilância Sanitária Municipal (Visa) e Polícia Militar de Alagoas (PM/AL), que recebem suporte da Guarda Municipal durante as operações.
Veja mais notícias da região no G1 Alagoas