Assinatura eletrônica diminui burocracia e facilita processos durante a pandemia

O cliente recebe o contrato por email ou aplicativo de mensagens, concorda com os termos e assina. Startup criou o serviço para facilitar processos jurídicos. Assinatura eletrônica diminui burocracia e facilita processos durante a pandemia
Em tempos de pandemia, os negócios têm se tornado cada vez mais virtuais. Uma tecnologia que ajuda a desburocratizar o vai e vem de documentos é a assinatura eletrônica.
Veja todos os vídeos do PEGN
O processo de digitalização de documentos já estava no projeto de uma escola bilíngue de São Paulo, há mais de um ano. Principalmente pela questão da sustentabilidade.
“A gente buscou tirar um pouco dos papéis desnecessários do nosso dia a dia. Mas era um processo muito difícil quando você está acostumado com tudo isso”, conta Luciana Leite, sócia da escola.
A ideia acabou antecipada em fevereiro deste ano por causa de uma enchente na escola, que fez as gestoras transformarem o antigo arquivo em um modelo 100% digital.
“A gente perdeu muitos documentos importantes que estavam na nossa sala nos andares de baixo. Então essa foi uma decisão de segurança também”, conta Luciana.
Agora está tudo na nuvem e com validade jurídica. “Toda a minha equipe trabalha online e pode fazer o home office sossegado porque tem acesso a todos os documentos que antigamente a gente precisava manusear. E isso é um ganho enorme de produtividade, principalmente nessa época de pandemia”, explica Toni Carvalho, gerente financeiro da escola.
A ideia foi da startup do Marcelo Kramer. O objetivo é facilitar processos jurídicos utilizando a assinatura eletrônica.
O cliente recebe o contrato por email ou aplicativo de mensagens, concorda com os termos e assina. É diferente da assinatura do mundo físico, claro.
“Existem outras formas de se autenticar no mundo eletrônico. Não precisa fazer um rabisco. Eu posso usar um token, uma senha, uma foto. Logo que começou a pandemia, de uma hora pra outra, dobrou a procura. Assim que as pessoas perceberam que a realidade tinha mudado, a cultura tinha que mudar”, explica Marcelo.
A startup fatura com a cobrança de cada documento assinado. Existe um plano gratuito, que permite três assinaturas por mês. O plano de entrada, com 15 assinaturas mensais, custa R$ 39 e o plano ilimitado fica por R$ 149.
Na escola bilíngue, no período sem aulas, foram feitas muitas renegociações com pais de alunos pedindo descontos. O sistema de assinatura eletrônica facilitou muito esses processos, com pais e fornecedores, de forma rápida e segura.
“Me sinto mais organizado agora com todas essas negociações formalizadas do que antes, porque a gente também negociava, mas era muito difícil conseguir um contrato assinado. E hoje todas estão assinadas e com validade jurídica, o que é muito importante”, diz o gerente financeiro da escola.
Clicksign
Endereço: R. Teodoro Sampaio, 2767 – 10º andar – Pinheiros
São Paulo/SP – CEP:05405-250
Telefone: (11) 3145-2570 E-mail: [email protected]
Instagram: clicksign_brasil
Linkedin: clicksign
www.clicksign.com/
Beacon School
Endereço: Rua Mergenthaler, 1138 – Vila Leopoldina
São Paulo – SP
Telefone: 11 3643-6900
E-mail: [email protected]
Instagram: beacon.school
Facebook: beaconschool
www.beaconschool.com.br/
Veja mais vídeos do PEGN