Artista plástico usa outdoors para expor obras pelas ruas de Maceió
Público também vai poder conferir o trabalho de Pedro Caetano através de um tour online. Artista expõe trabalho em outdoors espalhados por Maceió
O artista plástico Pedro Caetano encontrou uma forma criativa para expor o seu trabalho durante a pandemia. E foi nos outdoors que ele achou o lugar perfeito para divulgar a sua arte.
A partir desta segunda-feira (12), a mostra “Diálogos Urbanos” vai se espalhar pelas ruas de Maceió. Serão 10 obras apresentadas ao público.
“É uma exposição que nasce de uma interrogação de como a gente poderia levar arte para a cidade nesse contexto de pandemia. A grande novidade são os outdoors, que vão ficar espalhados em vários pontos da capital”, disse.
Personagens do cotidiano ganham formas e cores no trabalho de Pedro Caetano
Reprodução/Instagram
Nas cores vibrantes e no retrato sensível da arte popular, Pedro encontrou a sua forma de expressão. Suas obras trazem cenas do cotidiano e personagens como a rendeira, o carroceiro e o pescador.
“Este momento de pandemia me levou a uma série de questionamentos sobre de que maneira a gente pode se reinventar e promover a arte. Andei refletindo e vi que o momento é propício para utilizar equipamentos urbanos, no caso os outdoors, para reproduzir a arte, já que eu tenho um trabalho que dialoga com a cidade. Veio a ideia de ressignificar esses elementos (outdoors), que para muita gente é de poluição, se tornando espaço de criação”, contou o artista.
Além dos outdoors, a mostra instalada no piso principal do Complexo Cultural Teatro Deodoro, apresenta 16 pinturas com a técnica acrílica sobre tela. O público vai poder conferir a exposição através de um tour virtual, que pode ser feito pelo site da Diretoria de Teatros do Estado de Alagoas (Diteal).
Influência que vem de berço
Cearense, Pedro se mudou para Alagoas ainda pequeno. Desde a infância, as linguagens artísticas estiveram presente em sua vida. Foi o pai quem apresentou os primeiros acordes do violão, já a mãe foi responsável por conduzir o seu olhar para o mundo das artes.
Pedro Caetano estudou arquitetura. Inspirado pelas obras de Iberê Camargo, Cândido Portinari e Di Cavalcante, começou a desenvolver suas primeiras pinturas. Se identificou com os entalhes em madeira de Lasar Segall, ao conhecer a técnica de xilogravura.
Suas obras já foram expostas em Maceió, Fortaleza e São Paulo. “Diálogos Urbanos” é sua quinta exposição individual.
Veja os vídeos mais recentes do G1 AL
Veja mais notícias da região no G1 AL