Agentes de endemias reforçam vistorias em 18 bairros de Maceió com risco médio ou alto de transmissão da dengue

Visitas são feitas somente na parte externa das residências durante a pandemia do novo coronavírus. Agentes de saúde combatem o mosquito da dengue em Maceió
Os agentes de endemias de Maceió reforçaram as vistorias para combater a proliferação do mosquito da dengue. O reforço está sendo realizado em 18 bairros com risco médio ou alto de transmissão da dengue. Por causa da pandemia do novo coronavírus, os trabalhadores não estão entrando nas casas, só ficam no entorno e fazem um trabalho educativo com os moradores.
O diretor do Sindicato dos Agentes de Endemias de Alagoas (Sindacs-AL), Nelson Cordeiro, explicou que a visita somente na parte externa do domicílio é uma medida de segurança para a saúde dos trabalhadores. Ele disse que a luta pela implementação do piso da categoria e por equipamentos de proteção individual (EPIs) de qualidade ainda continua.
O coordenador dos agentes de endemias de Maceió, Walberton Miranda, disse que um mapeamento foi realizado nos 50 bairros da capital. Por isso, o trabalho é direcionado onde a necessidade de prevenção é maior.
Os agentes estavam em greve desde setembrbo de 2019, mas a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informou que eles cancelaram a mobilização por causa da pandemia, atendendo a uma ordem judicial.
Como identificar um agente de endemias?
A SMS informou que os agentes se apresentam com crachá, contendo foto, identidade e CPF, camisa branca ou azul, calça azul com a logo da Prefeitura de Maceió e bolsa caqui com o material pra realizar a inspeção do imóvel.
Confira os bairros de acordo com o risco de transmissão da dengue
Risco alto – Pajuçara, Ponta Verde, Centro e Bebedouro
Risco médio – Mangabeiras, Jatiúca, Ponta da Terra, Ponta Grossa, Poço, Levada, Vergel do Lago, Pontal da Barra, Pitanguinha, Farol, Bom Parto, Chã da Jaqueira, Jacintinho e Tabuleiro dos Martins
Veja mais notícias da região no G1 Alagoas