Coronavírus: comércio de rua de Salvador fechará a partir de sábado (28)

As lojas de rua de Salvador deverão fechar suas portas a partir deste sábado como medida de prevenção contra o novo coronavírus (covid-19). O prazo inicial da suspensão das atividades é 4 de abril, quando também acaba a interdição dos shoppings da capital.

A medida integra decreto que será publicado nesta sexta (27). Apenas lojas com área total maior de 200 metros quadrados são obrigadas a encerras atividades. 

As lojas de material de construção e de limpeza podem manter o funcionamento independente da área. 

Estabelecimentos comerciais que vendem insumos e equipamentos de saúde também podem continuar abertas. As farmácias mantém o funcionamento normal.

Os supermercados, estabelecimentos que vendem gêneros alimentícios, as padarias e os açougues não são obrigados a fechar.

Oficinas e lojas de autopeças, de qualquer tamanho, também podem abrir. Ainda é permitido o funcionamento de petshops.

Mercados
A partir desta sexta-feira (27), todos os mercados de Salvador devem garantir atendimento exclusivo para idosos das 7h às 9h. A determinação, que foi publicada em uma edição extraordinária do Diário Oficial do Município (DOM), na noite desta quarta-feira (25), deve valer pelos próximos 15 dias. 

Ainda de acordo com o decreto, a recomendação da prefeitura é de que, mesmo nos serviços de delivery, entre aqueles que oferecem a entrega, o atendimento aos idosos deve ser preferencial. As ações têm, como o objetivo, evitar o avanço do coronavírus na cidade, reduzindo os impactos da crise junto à população, sobretudo entre os moradores que fazem parte de grupos de maior risco e os mais vulneráveis.