Novo relatório aponta Brasil como oitavo país mais afetado pela fome na América do Sul
Segundo o levantamento do Índice Global da Fome de 2025, o Brasil se encontra na oitava posição entre os países sul-americanos mais impactados pela falta de alimentos. Mesmo permanecendo na categoria de “fome baixa”, houve uma piora no desempenho do país, com sua pontuação subindo de 5,4 para 6,4 pontos. A liderança regional pertence à Bolívia, classificada na categoria de “fome moderada” com 14,6 pontos.
Esse índice avalia a situação da fome com base em indicadores como desnutrição calórica, atraso no crescimento infantil, baixo peso e mortalidade infantil. O relatório destaca que o progresso no combate à fome na América Latina e no Caribe está estagnado desde 2016, o que coloca em risco a meta de erradicar a fome até 2030, conforme proposto pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.
Dentre os principais obstáculos para atingir essa meta estão os conflitos armados, crises econômicas e as mudanças climáticas. Globalmente, o estudo aponta que a fome ainda é uma questão preocupante em 35 países, com sete deles em estado alarmante.
O conteúdo Brasil é o oitavo país mais afetado pela fome na América do Sul foi publicado originalmente em AlagoasWeb.