Unicamp tem 77,6 mil inscritos para Vestibular 2021 e registra recorde de alunos da rede pública


34,2% dos candidatos são estudantes de escolas públicas, segundo a comissão organizadora. Locais das provas, que ocorrem em janeiro e fevereiro, serão informados em 11 de dezembro. Estudantes no campus da Unicamp, antes da pandemia da Covid-19
Antonio Scarpinetti / Unicamp
A Unicamp recebeu 77.653 inscrições para o Vestibular 2021, que terá as provas aplicadas entre janeiro e fevereiro do ano que vem. Segundo a comissão organizadora (Comvest), o número de candidatos é maior do que o registrado no ano anterior, quando houve 72.859 candidatos. Além disso, a Universidade de Campinas (SP) registrou recorde de inscritos que estudam na rede pública.
Os estudantes irão concorrer a 3.237 vagas distribuídas em 69 cursos de graduação nos campi de Campinas, Limeira (SP) e Piracicaba (SP). O Vestibular 2021 inclui as 639 vagas que seriam disponibilizadas pelo Enem, já que o uso do exame nacional foi cancelado por incompatibilidade de calendário.
As provas da primeira fase ocorreram entre 6 e 7 de janeiro, enquanto a segunda fase será aplicada nos dias 7 e 8 de fevereiro. A Comvest promete divulgar os locais de prova em 11 de dezembro.
Candidatos da rede pública
Dos 77.653 mil inscritos, 34,2% são estudantes de escolas públicas. Segundo a Comvest, este é o maior percentual já registrado nos vestibulares. No pleito anterior, 32,2% dos candidatos eram da rede pública.
“O número de candidatos isentos subiu quatro pontos percentuais, passando de 10,1% no Vestibular 2020, para 14,1% este ano, marca também nunca alcançada”, informou a Comvest, em nota.
Já o percentual de candidatos autodeclarados pretos e pardos teve leve diminuição, de 21,3% para 21% dos candidatos inscritos, informou a Comvest. O índice do Vestibular 2019 foi de 21,8%.
Neste ano, os cursos mais procurados são de medicina, arquitetura e urbanismo; ciências biológicas; comunicação social-midialogia; ciência da computação; engenharia da computação; farmácia; história; ciências econômicas e enfermagem.
Conteúdos
1ª fase
Com as reduções de conteúdos, o tempo máximo de prova passa de cinco para quatro horas.
Para cada dia de aplicação haverá uma prova única para todos os candidatos das áreas daquela data. O exame é formado por 72 questões objetivas, distribuídas da seguinte forma:
12 questões de língua portuguesa e literatura;
12 de matemática;
8 de cada disciplina: biologia, física, geografia/sociologia, história/filosofia, inglês e química.
2ª fase
Esta fase do vestibular terá formato inalterado e, com isso, ela segue com o seguinte padrão:
Primeiro dia: oito questões de português, duas interdisciplinares de inglês e uma redação (composta por duas propostas de textos para que o candidato execute apenas uma).
Segundo dia: seis questões de matemática; duas questões interdisciplinares de ciências humanas; duas questões interdisciplinares de ciências da natureza; e parte específica por área.
Lista de livros do vestibular 2021
Sonetos escolhidos, de Camões;
Sobrevivendo no Inferno, do grupo Racionais Mc’s;
O Espelho, de Machado de Assis;
O Marinheiro, de Fernando Pessoa;
A Falência, de Júlia Lopes de Almeida;
O Ateneu, de Raul Pompeia;
Sermões, de Antonio Vieira.
*Foram excluídas desta edição as seguintes obras literárias: A teus pés; O seminário dos ratos; História do cerco de Lisboa; Quarto de despejo; A cabra vadia.
Veja mais notícias da região no G1 Campinas