TCA recebe sessões especiais de cinema movido a com energia solar

Atividades culturais gratuitas para a população acontecem na segunda-feira (3), a partir das 18h, no Vão Livre do Teatro Castro Alves.

A experiência do CineSolarzinho, a versão infantojuvenil do CineSolar, o primeiro cinema itinerante movido a energia solar do Brasil, retorna a Salvador com atividades culturais gratuitas para a população, na segunda-feira (03), a partir das 18h, no Vão Livre do Teatro Castro Alves.

Nas sessões de cinema serão exibidos curtas-metragens com recursos de acessibilidade, para pessoas com deficiência, e acompanhados por um intérprete de Libras, além de distribuição de pipoca. O público poderá visitar o furgão acessível, que carrega todo o cinema e se transforma numa estação móvel de ciências, arte, tecnologia, sustentabilidade e cultura de paz.

E, em comemoração ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo (02/04), o premiado curta-metragem “Os Gabriel”, dirigido por Gabriel Batista, um adolescente autista de Planaltina, no Distrito Federal, será exibido especialmente no evento. No filme, ele diz que revela cinco de suas personalidades: “Gabriel normal”, “emo”, “empolgadão”, “bombado” e “neurótico” – e as descreve, conversando com o público.

A atividade em Salvador é viabilizada pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, com apoio da Ciranda de Filmes e do Governo do Estado da Bahia, através das secretarias de Justiça e Direitos Humanos (SJDH) e de Cultura (Secult), da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb), do Teatro Castro Alves, da Associação Baiana para Cultura de Inclusão (Abaci), da Ser Down (Associação Baiana de Síndrome de Down) e da Casa da T.O. (Casa da Terapia Ocupacional). É realizada pela Brazucah Produções e Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura.

O furgão do CineSolar é adaptado com as placas fotovoltaicas no teto e carrega todo o cinema: 110 cadeiras e banquetas, os sistemas de conversão de energia e armazenamento (que garante 20 horas de autonomia e funcionamento), de som e projeção, incluindo a tela. Além de tudo isso, o espaço se transforma em uma estação móvel de ciências, arte, tecnologia, sustentabilidade e cultura de paz.

Com infográficos, iluminação e decoração especial – feita com materiais reciclados e objetos com princípios de magnetismo e eletricidade como laser e bola de plasma -, o veículo é uma atração à parte, que encanta pessoas de todas as idades e mostra, de maneira descontraída e divertida, como a luz do sol se transforma em energia elétrica.

Nas sessões de cinema e nas oficinas, o CineSolar também colabora na difusão de ações em conjunto com a Unesco Representação Brasil, e cumpre 10 dos 17 ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) propostos pela ONU (Organização das Nações Unidas): saúde de qualidade; igualdade de gênero; redução das desigualdades; consumo e produção responsáveis; paz, justiça e instituições eficazes; educação de qualidade; energias renováveis; cidades e comunidades sustentáveis; combate às mudanças climáticas; e parcerias e meios de implementação.

Programação

Sessões de Cinema c/ Recursos de Acessibilidade

Data: Segunda-feira (03/04)

Horário: 18h – 1ª sessão: curtas-metragens com Recurso acessível – Libras

19h – 2ª sessão: curtas-metragens com Recurso acessível – Audiodescrição

Entrada: gratuita – não precisa de ingresso

Atração: pipoca e visita ao furgão acessível do CineSolar, que se transforma numa estação móvel de ciências, arte, tecnologia, sustentabilidade e cultura de paz

Local: Vão Livre do Teatro Castro Alves – Praça Dois de Julho, s/n – Campo Grande, Salvador/BA

Deixe comentário