O Projeto Aquário proporciona aos pacientes do Hospital Metropolitano de Alagoas uma vista panorâmica durante suas sessões de reabilitação.
O dia começou de forma especial para o aposentado Severino Martins, de 79 anos, que está internado há mais de 15 dias no Hospital Metropolitano de Alagoas (HMA), em Maceió. No cronograma, ele teve a oportunidade de visitar a fachada “pele de vidro” no quarto andar do hospital, onde pôde desfrutar de uma vista panorâmica da capital alagoana e participar de exercícios de reabilitação, graças ao Projeto Aquário, uma iniciativa desenvolvida pela instituição de saúde.
Essa atividade faz parte das ações de humanização do HMA. A fisioterapeuta Safira Mayara, uma das responsáveis por selecionar os pacientes aptos a participar, explicou que todos passam por uma avaliação da equipe de Fisioterapia para garantir que estão em condições físicas adequadas.
“Nossa intenção sempre foi proporcionar um ambiente hospitalar acolhedor e tranquilo para nossos pacientes. O projeto começou logo após a inauguração do Hospital Metropolitano de Alagoas, durante a pandemia de Covid-19, com o objetivo de humanizar a assistência”, destacou Safira Mayara.
Quem Pode Participar
Para participar das atividades de humanização, a fisioterapeuta do HMA explicou que o paciente primeiro passa por uma avaliação para garantir que está estável. Após a liberação da equipe, é organizado o dia da visita à área do hospital conhecida como “aquário”, dando nome ao projeto.
“A ideia é combinar um banho de sol com exercícios de fortalecimento ou respiratórios, melhorando a qualidade do internamento. Ao apreciar a vista panorâmica da cidade, o paciente se afasta por alguns minutos do ambiente hospitalar e se sente motivado, ganhando forças para se recuperar e voltar ao convívio social”, explicou Safira Mayara.
De acordo com Lucymilla Kriesten, coordenadora do Serviço de Fisioterapia do HMA, a hospitalização, mesmo com acompanhantes, pode ser solitária. “Sair do leito de internação, interagir com outras pessoas, sentir o vento, a luz solar e receber uma dose de vitamina D é benéfico”, afirmou.
O aposentado Severino Martins confirma essa sensação. “Estou aqui no hospital para tratamento dos rins, e esses passeios são maravilhosos! Tudo neste hospital é excelente! Admiro muito o trabalho dos profissionais daqui, a atenção, o carinho e a sinceridade que demonstram. No ‘aquário’, sinto-me mais vivo! Observar o panorama, as pessoas lá embaixo, a cidade… Depois descemos para sentir o sol e o clima, é uma delícia!”, relatou Severino com alegria.