Número de assassinatos em Alagoas no mês de julho de 2019 é o menor da série histórica, aponta SSP
Alagoas fechou o mês de julho de 2019 com uma melhora significativa no desempenho da segurança pública. Foram 83 assassinatos, o menor número registrado desde que o levantamento passou a ser feito, em 2010. Os dados foram apresentados nesta segunda-feira (5) em uma entrevista coletiva no Palácio República dos Palmares, no centro de Maceió.
Para destacar a maior redução da série histórica, a Secretaria de Segurança Pública (SSP) esclarece que houve uma atualização no mês de junho. O relatório divulgado no site da secretaria mostrava 78 Crimes Violentos Letais e Intencionas (CVLIs), mas esse número subiu para 87 em razão de achados de cadáver depois do fechamento do relatório anterior, segundo a mesma secretaria.
Na ocasião, o governador Renan Filho (MDB) destacou, além da redução dos CVLIs, a queda nos crimes de roubos a bancos e assaltos a ônibus.
No levantamento do Núcleo de Estatísticas e Análise Criminal (Neac), que faz parte da SSP, o número de mortes violentas em julho deste ano foi 19,4% menor que no mesmo mês de 2018.
Quanto aos números de roubos a bancos, a SSP expõe que os casos caíram 85% e os assaltos a ônibus em Maceió tiveram uma redução de 70%.
No acumulado de janeiro a julho de 2019, o estado registrou 679 homicídios, 25,3% menos do que os 933 ocorridos no mesmo período de 2018.