Covid-19: Unicamp define 1ª fase do Vestibular 2021 com menos questões e dois dias de prova


Comvest reduziu o exame de 90 perguntas para 72. Medida tenta se adequar à realidade sanitária e escolar causada pela pandemia de coronavírus; instituição ainda confirmou adiamento para janeiro. Estudantes durante 2ª fase do vestibular 2020 da Unicamp
Antoninho Perri / Unicamp
A Unicamp anunciou, na manhã desta sexta-feira (5), mudanças na primeira fase do Vestibular 2021 da instituição para se adequar à nova realidade sanitária e escolar do país, causada pela pandemia de coronavírus. De acordo com a Comissão Permanente para os Vestibulares da universidade (Comvest), as questões da prova serão reduzidas de 90 para 72, com tempo máximo de quatro horas, ao invés das cinco dos outros anos. Além disso, o exame será realizado em dois dias diferentes, para evitar aglomerações.
Os candidatos aos cursos de Ciências Humanas, Artes, Ciências Tecnológicas e Ciências Exatas farão a prova no mesmo dia – um sábado. Já os candidatos das áreas biológicas e de saúde prestam o exame no dia seguinte. A primeira fase será aplicada em janeiro de 2021, ainda sem data exata, enquanto a segunda fase acontece em dois dias de fevereiro.
A divulgação das datas depende do posicionamento do Ministério da Educação em relação à data do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e também de reuniões entre as universidades públicas paulistas para que não haja coincidência de datas.
“A divisão em dois grupos de candidatos por dia permite menor circulação de pessoas e, consequentemente, menor aglomeração nos prédios. Além disso, tanto a redução do número de questões como do tempo em sala diminui o estresse de uma prova muito extensa”, disse em nota o diretor da Comvest, José Alves de Freitas Neto
Detalhes da prova
Para cada dia do vestibular, uma prova única será aplicada a todos os candidatos daquela data. A primeira fase será composta por 72 questões de conhecimentos gerais sobre áreas do conhecimento desenvolvidas no Ensino Médio.
A divisão será a seguinte: 12 questões de Língua Portuguesa e Literatura; 12 questões de Matemática; e oito questões de cada uma das disciplinas de: Biologia, Física, Geografia/Sociologia, História/Filosofia, Inglês e Química.
Os candidatos sabatistas – que têm alguma restrição de fazer a prova aos sábados por questões religiosas – terão um horário específico para realizar o vestibular, desde que informem a condição no ato da inscrição.
Veja mais notícias da região no G1 Campinas

Deixe comentário