Após anos de restauração, fortim encontrado em Alagoas é entregue à Prefeitura de Porto Calvo
Fortim Bass é um marco da ocupação holandesa em Alagoas.
O Fortim Bass, que está em processo de restauração desde novembro de 2017, foi entregue, nesta quarta-feira (15) à Prefeitura de Porto Calvo, município da região Norte de Alagoas, que passará a administrar o forte de terra. O monumento foi construído pelos holandeses no século XVII e tem 40 metros de largura e 40 de comprimento.
A última fase da restauração começou em janeiro deste ano com a plantação de gramado para ajudar na preservação do local. Segundo a prefeitura, o serviço será concluído ainda neste mês de maio.
A administração do fortim foi passada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) à gestão municipal da cidade em uma cerimônia realizada na Ilha do Guedes, no município de Porto Calvo, região Norte de Alagoas. O evento contou com a presença da presidente nacional do Iphan, Kátia Bógea.
“A disputa pelo Novo Mundo está aqui. Esse forte é de projeção mundial. Isso vai ser um dos lugares mais incríveis do Brasil e do mundo”, disse Kátia.
O monumento, que fica às margens do rio Manguaba, é o único ainda intacto no Brasil. Ele era usado como obstáculo para dificultar a locomoção do inimigo durante um ataque.
A presidente do Iphan disse ainda que há conversas adiantadas com a Embaixada Holandesa para promoção do local.
Segundo a prefeitura, o órgão já destinou R$ 400 mil para a construção de uma ponte. Além disso, o Instituto mostrou um projeto para a região com restaurante, mirante e centro de informações.
“Vamos trabalhar junto ao Governo do Estado e ao Iphan para que o turismo cultural avance em Porto Calvo. Temos uma joia rara aqui na nossa cidade e vamos cuidar com muito zelo e que isso também possa trazer desenvolvimento econômico para toda a região”, falou o prefeito de Porto Calvo, David Pedrosa.
A cerimônia contou ainda com a presença de representantes do Governo do Estado, da Assembleia Legislativa, autoridades municipais, da Unesco e vários estudiosos.
Município histórico
O município de Porto Calvo é conhecido por causa de várias relíquias históricas encontradas na região. O local também foi palco das batalhas entre os portugueses e holandeses.
Um dos personagens históricos desses confrontos é o Domingos Fernandes Calabar. Ele foi condenado à morte por passar informações de guerra dos portugueses para os holandeses, e com isso havia dúvida se ele seria um traidor ou um herói.
No ano passado, um julgamento simbólico foi realizado à moda antiga no Tribunal de Justiça da cidade. Na audiência, Calabar foi absolvido do crime de lesa-pátria.
O Conselho de de Sentença disse que Calabar acreditava que estava defendendo a liberdade brasileira do controle de Portugal, já que a Holanda poderia trazer benefícios financeiros ao Brasil.