Especialistas ensinam como aproveitar redes sociais para empreender na quarentena

As redes sociais são vitrines em potencial, especialmente, em tempos de pandemia,quando o consumo digital aumentou consideravelmente

Nos últimos dias, as redes sociais foram invadidas por  uma série de lives, vídeos, imagens de influenciadores digitais que estão emprestando seus perfis para ampliar o rol de informações  sobre a prevenção ao novo Coronavírus, além de ajudarem a levantar o ânimo dos que estão em distanciamento social e até mesmo entreter quem está em quarentena. Nunca se consumiu tanto em mídias digitais e essas plataformas ampliaram o potencial para transformar o momento de crise em novas oportunidades de negócios.

Rafael Coca, fundador da empresa especializada em marketing digital Spark, diz que agora o momento é de parceria e de união, citando a ação de diversos segmentos que estão fazendo campanhas para ajudar os pequenos produtores, restaurantes e profissionais autônomos, estão realizando publicidade sem cobrar cachê e até mesmo usando suas redes sociais para ajudar a arrecadar doações para comunidades e ONGs.  “Um exemplo é o Menu do Amanhã, uma iniciativa criada pelo Gaspaindica para ajudar os restaurantes a manterem um fluxo de caixa durante a quarentena. O cliente compra um voucher com desconto para utilizar no futuro”, cita.

Coca também destaca o trabalho realizado pelo projeto #CoronaNoParedão desenvolvido pela ONG Gerando Falcões. “No projeto social diversos influenciadores e celebridades abrem o coração pedindo para todos ajudar com a arrecadação de cestas básicas para doar  nas comunidades durante essa crise do covid-19”, pontua.

Com uma postura parecida, o gerente da Genexus Brasil, plataforma de desenvolvimento software multiplataforma, Ricardo Recchi ressalta o novo momento e o protagonismo das redes sociais, onde as organizações mais bem adaptadas a essa situação – com operações de e-commerce, aplicativos e sistemas de gestão em nuvem – reorganizaram suas estruturas internas e transferiram suas operações para o digital, suavizando os impactos da crise.

“Por outro lado, players de tecnologia, com o propósito de solidariedade, desenvolveram rapidamente soluções para conter o avanço da pandemia. Fica claro que a Transformação Digital não é uma buzzword, uma modinha. Ter processos on-line e ferramentas disruptivas que apoiam o negócio deixou de ser uma vantagem competitiva e se tornou uma necessidade para sobrevivência do negócio”, destaca.

Crises e oportunidades
Para Rafael Coca, a hora é de se reinventar, gerar conteúdos relevantes para o momento, pensando em como ajudar e engajar seus seguidores. “É um momento para criar oportunidades, sem ser oportunista. Criar conteúdo com qualidade, responsabilidade e fazendo valer seu poder de engajamento e comunicação. É muito importante ter o tom adequado nesse momento”, diz o especialista, lembrando que, como profissionais autonomos, diversos influenciadores sofreram com a suspensão ou adiamento de ações comerciais, que não faziam sentido para o momento. 

A influenciadora digital, especialista em marketing digital e escritora Júlia Munhoz acredita que uma das mais poderosas ferramentas para conseguir fazer negócios e gerar recursos hoje é o Instagram. Com uma base de usuários de quase 2 bilhões de pessoas, essa é a rede que mais cresce no mundo e que tem forte adesão e engajamento em especial da população economicamente ativa.

Outro aspecto destacado por Júlia Munhoz é a manutenção de uma constância nas postagens. “Se você quer usar as redes sociais como vitrine para o seu negócio, não dá para postar só quando dá, é preciso criar uma presença digital constante e interessante, aproveitando as possibilidades de cada recurso de acordo com o propósito”, pontua. 

Reiventando as redes
Dessa forma, ela destaca que os stories são ótimas para aproximar a audiência, as lives funcionam para humanizar as marcas e aquecem a audiência com a divulgação de conteúdo e relacionamento, que a IGTV  é muito bom para conteúdos acima de um minuto, os feeds funcionam como uma vitrine perpétua, atraindo anúncios e seguidores. Ela também faz questão de destacar a importância das parcerias, onde os influenciadores podem compartilhar conteúdo de outros.

Júlia ensina ainda a fugir de postagens de produtos e serviços que transformem o perfil num catálogo de vendas. “Quem está nas redes sociais, está para confraternizar e para consumir valores e não, necessariamente produtos e serviços. Se o seu perfil só tiver isso, ele deixará de ser interessante e perderá seguidores”, ensina. Ela enfatiza a necessidade de pesquisar a audiência, descobrindo suas necessidades e anseios, gerando boas experiências.  

Outro aspecto criticado por Júlia é a falta de relacionamento que um perfil distanciado e frio provoca. “Esses também são desinteressantes, pois aparecem como mais uma conta. É preciso se tornar importante para quem te segue, estabelecendo uma audiência qualificada”, orienta.

Júlia Munhoz destaca a importância de gerar uma experiência positiva para os seguidores com conteúdos efetivamente interessantes e constantes (foto: Divulgação)

 Instagram como plataforma de vendas
1- Atração: Não tente oferecer carne para vegetarianos. É fundamental para o seu negócio entender que você precisa de pessoas que tenham demanda ou necessidade dos seus produtos e serviços. Atrair as pessoas erradas além de custar tempo e dinheiro à empresa, gasta muita energia e leva a desmotivação.

2- Relacionamento: ao criar relacionamento com os seus clientes no Instagram você conseguirá vender muito mais, convertendo interação em vendas. Estabeleça a confiança e a reciprocidade necessárias e se torne especial para o seu cliente. Isto vai diferenciar você de sua concorrência.

3- Venda: quando há atração do cliente e relacionamento, você sabe exatamente quais são as necessidades e dores daquela pessoa, logo consegue vender exatamente aquilo que ela busca. Empenhe-se em obter a satisfação máxima para o seu cliente para que ele espontaneamente divulgue o seu negócio e atraia outros clientes.
(Fonte: Júlia Munhoz)

Sobre o livro

Título: Instagram para Negócios
Páginas: 129 pages
Editora: DVS Editora
Vendido por: Amazon.com Services LLC
ASIN: B084HQ1QD8
Formatos: impresso e e-book
Link para comprar