PT anuncia desfiliação de vereador de Russas após ataques a deputadas do partido no Ceará

A decisão foi tomada em reunião extraordinária do diretório municipal nesta quarta e já foi comunicada à Câmara dos Vereadores

O diretório municipal do PT em Russas decidiu, na quarta-feira (22), pela desfiliação do vereador Maurício Martins após o parlamentar fazer uma série de ataques contra as três deputadas estaduais do próprio partido – Larissa Gaspar, Juliana Lucena e Jô Farias. A decisão foi tomada por entender que “a atitude do vereador como incompatível com os princípios fundamentais do Partido dos Trabalhadores”. A desfiliação foi comunicada, nesta quinta-feira (23), à Câmara Municipal de Russas.

Na última terça-feira (21), Martins usou o tempo na tribuna da Câmara Municipal de Russas para falar sobre as deputadas, a quem chamou de “lagartas encantadas” e disse que “só aparecem no Dia Internacional das Mulheres”, quando “vão mentir” e “vendem ilusões”. Diante disto, o PT Russas convocou reunião extraordinária para ouvir Martins e deliberar sobre a questão. 

“Após analisar a ata da reunião da Executiva Municipal do Partido, que ouviu o vereador Maurício Martins e que sugeria ao mesmo uma retratação pública de suas manifestações nas redes sociais. Diante da reação do vereador, a Executiva Municipal deliberou por sua desfiliação, o que foi homologado por essa instância partidária”.
PT RUSSAS

Juliana Lucena reforçou que os ataques “não ferem nossa atuação pública”. “Mas expõe o machismo e sexismo que ainda é muito alicerçado na sociedade, inclusive nas casas políticas”, criticou. “A gente só quer respeito e igualdade de gênero”, completa Jô Farias.

Com a repercussão das falas de Martins, o PT Russas convocou, ainda para esta quarta-feira, uma reunião para analisar a suspensão da filiação do vereador e abrir procedimento para expulsão dele do Partido dos Trabalhadores.

Na nota, o PT Russas reforçou que “não compactua nem tolera qualquer forma de violência de gênero”. “Coerente com isto, prestamos solidariedade às Parlamentares desta agremiação partidária democraticamente eleitas para a Assembleia Legislativa do Estado do Ceará”, completa o texto.

O vereador Maurício Martins também foi contatado para comentar a desfiliação do partido, mas não houve resposta. No mesmo discurso em que proferiu ataques contra as deputadas, Martins havia ressaltado a trajetória no PT Russas, mas ressaltou que “partido político no País é só o que tem”.