Acúmulo de água em rua no Joaquim Leão preocupa moradores
O acúmulo de água da chuva nas quadras 19 e 20 do Conjunto Joaquim Leão, no bairro do Vergel, em Maceió, está preocupando os moradores da região. Eles contam que a água não tem como escoar porque a manilha pluvial está entupida.
De acordo com Raphael França, o problema foi detectado há cerca de um mês e a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra) foi ao local, mas nada foi resolvido.
“A manilha passa embaixo de uma casa que foi construída de forma irregular. O piso cedeu e entupiu a manilha, por isso a água não tem como escoar”, disse.
Os moradores estão preocupados com risco de leptospirose e dengue. “Essa água aqui parada é um prato cheio para ratos e mosquitos. Estamos com medo de surto dessas doenças. É caso de saúde pública. Pedimos que o poder público olhe por nós”, afirma Raphael.
Por meio de nota, a Seminfra informou que tem ciência do caso e que os alagamentos são causados pelo fato das casas terem sido construídas, indevidamente, em cima da rede de drenagem, o que impossibilita o acesso às galerias para limpeza e desobstrução.
A Seminfra diz que já fez um planejamento para construir uma nova rede de drenagem na localidade e que as intervenções serão programadas após a quadra chuvosa.
Na semana passada, a Seminfra enviou uma equipe ao local para fazer a sucção da água acumulada na rua, mas alguns moradores impediram o trabalho da prefeitura.