Após tombo histórico, PIB da zona do euro cresce 12,7% no 3º trimestre
No 2º trimestre, região registrou contração histórica de 11,8% em meio aos impactos da pandemia de coronavírus. A economia da zona do euro mostrou uma recuperação forte no 3º trimestre, após tombo histórico entre os meses de abril e junho. O Produto Interno Bruto (PIB) da região cresceu 12,7% na comparação com o trimestre anterior, mas caiu 4,3% sobre o mesmo período do ano anterior, mostraram nesta sexta-feira (30) dados preliminares da agência europeia de estatísticas, Eurostat.
No 2º trimestre, a zona o euro registrou uma retração de 11,8% em meio aos impactos da pandemia. A contração entre abril e junho, período em que as restrições devido ao coronavírus estavam em vigor em todo o continente, foi a mais forte desde que a série histórica começou em 1995.
Nos três primeiros meses do ano, a economia já havia contraído 3,7% na base trimestral.
No conjunto dos 27 países da União Europeia, o PIB cresceu 12,1% no terceiro trimestre perante os três meses anteriores, mas caiu 3,9% na comparação com o mesmo período do ano passado.
Segundo a Eurostat, os maiores avanços no 3º trimestre foram registrados pela França (18,2%), Espanha (16,7%) e Itália (16,1%). Na Alemanha, a alta foi de 8,2% na comparação com o 2º trimestre.
Angela Merkel defende novo lockdown nacional para tentar frear 2ª onda na Alemanha