Produção global de milho será menor na safra 2020/21
Conselho Internacional de Grãos estima 4 milhões de toneladas a menos no período, refletindo quedas nas perspectivas para as safras dos Estados Unidos, Ucrânia e União Europeia. Produção de milho em MT
José Medeiros/Gcom-MT
O Conselho Internacional de Grãos (IGC, na sigla em inglês) reduziu nesta quinta-feira (29) sua estimativa para a produção global de milho 2020/21 em 4 milhões de toneladas, para 1,156 bilhão, refletindo quedas nas perspectivas para as safras dos Estados Unidos, Ucrânia e União Europeia.
Em sua atualização mensal, o IGC cortou a projeção para a safra da Ucrânia para 33 milhões de toneladas, uma mínima de três anos, ante 35 milhões de toneladas vistas anteriormente.
A produção de milho dos EUA foi estimada em 373,9 milhões de toneladas, em linha com a estimativa do Departamento de Agricultura norte-americano (USDA, na sigla em inglês), mas abaixo da projeção anterior do IGC, de 376,5 milhões de toneladas.
Já a safra de milho da UE deverá atingir 62,6 milhões de toneladas, versus previsão de 67,4 milhões de toneladas publicada anteriormente.
O IGC elevou marginalmente sua estimativa para a safra global de trigo 2020/21, em 1 milhão de toneladas, e passou a projetá-la em 764 milhões de toneladas.
A produção global de soja em 2020/21, enquanto isso, foi estimada em 370 milhões de toneladas, uma queda frente à previsão anterior de 373 milhões de toneladas, diante de reduções vistas nas safras dos EUA, Argentina, Índia e Ucrânia.
VÍDEOS: tudo sobre o agronegócio