Nova unidade de saúde de Itapuã vai atender 650 pessoas por dia

Os moradores do bairro de Itapuã, em Salvador, receberam uma nova Unidade de Saúde da Família (USF), nesta quinta-feira (29). Ela vai oferecer pré-natal, e acompanhamento de casos de diabetes, hipertensão,  tuberculose, entre outros procedimentos médicos. A unidade tem capacidade para 650 atendimentos por dia e vai atender aos 16 mil moradores da região. 

Para as pessoas que vivem no bairro a construção da unidade foi um alívio. Eles contaram que o posto de saúde mais próximo fica no bairro do Coqueirinho, o que exigia algumas hora de caminhada ou a necessidade de arcar com os custos do transporte público.

O prefeito ACM Neto fez a entrega oficial o espaço e disse que não houve descuido com a saúde básica durante a pandemia. “Foi um ano difícil, atípico”, disse. “Ainda assim, não descuidamos da necessária ampliação da atenção básica da nossa capital. Ao contrário, aproveitamos para incorporar as bases da nossa estratégia de enfrentamento à covid-19, especialmente com a implantação do programa Salvador Protege”, continuou.

Neto disse que essa ampliação de serviços foi uma “obsessão” de sua gestão. “Quando a gente chegou muitos postos estavam construídos, mas sem médicos para atender a população. Então o trabalho foi de recuperar a nossa rede”, diz. “Posso dizer hoje que todos eles foram reformados ou reconstruídos. Todos, 100%. Não faltou um”, disse, destacando que a parte física era a mais fácil e foi seguida pela contratação de mais de 5 mil profissionais para atender a rede.

A nova USF terá quatro equipes de saúde bucal e quatro equipes de saúde da família. O prédio tem três pavimentos, e fica em uma área residencial do KM 17, na rua Edmundo Spínola.